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Volvo faz ofensiva para divulgar sistema de ônibus BRT

segunda-feira, 28 de julho de 2014

A Volvo decidiu intensificar os esforços para divulgar o sistema de ônibus BRT. A companhia lançou na sexta-feira, 25, o guia Mobilidade Inteligente, que pretende trazer material de referência sobre transporte público. A ação integra o Programa Mobilidade Volvo (PMV), que inclui ainda workshops e seminários em cidades com potencial para implantar o conceito de ônibus rápido.

Os eventos reúnem agentes da sociedade para debater o tema, como gestores públicos e universidades. Se a cidade tem interesse em priorizar o transporte coletivo, a companhia oferece uma espécie de consultoria com o objetivo de debater e chegar às melhores soluções. “Participamos de todos os grandes projetos de BRT da América Latina, temos experiência para compartilhar. Não vou dizer que não há intenção de vender veículos também, mas o principal objetivo é divulgar o sistema”, explica Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus para a região. 

A companhia avalia que o modelo atual de mobilidade urbana, vigente há 50 anos, já não atende mais às necessidades. Segundo a fabricante, as grandes cidades precisam investir em transporte de massa de alta capacidade e integrar diversos modais, como metrô e BRT. 

Na visão da Volvo o sistema de ônibus rápido tem aplicação em municípios com mais de 400 mil habitantes. Dentro desse conceito aparecem no radar da montadora 70 cidades brasileiras candidatas a receber ações do PMV e com potencial para implantar o modelo de transporte coletivo. Entre as vantagens do sistema, segundo a companhia, está a alta capacidade com custo bastante inferior ao de ampliação de linhas de metrô, por exemplo. Como referência a organização cita o BRT de Bogotá, na Colômbia, o Transmilenio, que tem potencial para levar 48 mil pessoas por hora/sentido.

Por Giovanna Riato

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