O metrô do Recife amanhece parado nesta sexta-feira. Em assembleia realizada na noite de ontem, os metroviários confirmaram a paralisação de advertência a partir da zero hora de hoje, retornando ao funcionamento normal apenas no sábado, às 5h.
De acordo com a categoria, a decisão foi tomada após a negativa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em dialogar com a categoria sobre melhoria no Plano de Saúde e Revisão do Plano de Cargos e Salários.
Para minimizar os transtornos aos usuários, a CBTU garante o funcionamento normal do metrôs nos horários de pico, das 5h às 9h e das 16h às 20h. Na noite de ontem, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) concedeu liminar favorável à CBTU para que os serviços do metrô fossem mantidos em sua totalidade, nesta sexta-feira e no dia 1º de março. Em caso de descumprimento, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro) está sujeito à multa de R$ 800 mil por dia. O Sindmetro afirmou que ainda não foi notificado e que a paralisação está mantida.
O Grande Recife Consórcio de Transporte também montou esquema especial de ônibus durante todo o dia. No total, 18 linhas foram reforçadas, quatro delas para atender as demandas do Barro, Joana Bezerra, Santa Rita, Aeroporto e Centro. No Terminal Joana Bezerra, os coletivos já estão saindo lotados.
Os metroviários prometem realizar outra paralisação no dia 1º de março, sábado de carnaval, dia do desfile do Galo da Madrugada.
Informações: Diário de Pernambuco
0 comentários:
Postar um comentário