Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Joinville, Avenida Beira-Rio ganhará corredor BRT (Bus Rapid transit)

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O primeiro corredor de ônibus de Joinville no conceito de Bus Rapid transit (BRT) - pista dupla, com pavimento de concreto, totalmente separada do fluxo de carros - será implantado nos quatro quilômetros que vão da rotatória perto da Associação Empresarial de Joinville (Acij), na Beira-rio, até o final da rua Procópio Gomes. 

A obra promete intervenção profunda no principal eixo Norte-Sul de Joinville. A Beira-rio será toda reformulada para que a novidade funcione. O projeto é que o BRT seja implantado nas duas pistas que ficam entre o canteiro e o rio Cachoeira para quem segue no sentido Sul-Norte da via. 


O trajeto também ganhará ciclovia exclusiva entre o corredor de ônibus e calçada do lado do rio. O corredor de ônibus que hoje existe na pista à direita, no sentido Norte-Sul, voltará a ser pista para carros.

Quem sair pela porta da frente do Centreventos no futuro, por exemplo, verá a calçada, três pistas para carros no sentido Norte-Sul, o canteiro central da via, as duas pistas do BRT de concreto, a nova ciclovia e a calçada (onde fica a ciclovia atual). Na sequência, a pessoa verá o rio Cachoeira, uma nova calçada (que será construída debaixo das figueiras), três pistas para carros no sentido Sul-Norte e a calçada em frente ao Fórum e à Câmara dos Vereadores. As figueiras ficam onde estão.
- Hoje há um desequilíbrio na distribuição do sentido destas vias. São quatro pistas no sentido Sul-Norte e só duas no Norte-Sul, o que complica o trânsito, principalmente, no fim da tarde, e ainda com apenas uma pista para ônibus. Com a mudança, ficarão três pistas para carros em cada sentido e duas para ônibus, no conceito de BRT, além da ciclovia exclusiva - diz Vladimir Constante, diretor presidente do Ippuj, responsável pelo projeto.

Cronograma
As obras são previstas para a metade do ano que vem e devem ser concluídas em dois anos (meados de 2016), se tudo correr bem com as licitações, a execução dos trabalhos e outras etapas até lá. O Ippuj concluiu recentemente o projeto básico de todas as obras do PAC Cidades Médias - que vão muito além do BRT e abrangem 55 km de vias em outros eixos importantes da região Central, zona Leste e Zona Sul.

O projeto básico determina o conceito geral das obras. O próximo passo é licitar o projeto executivo até 2014.Novo terminal de ônibus será construídoO BRT é apenas uma das intervenções do PAC Médias Cidades para Joinville.  Ao todo, 55 km de vias em outros eixos importantes para o transporte coletivo vão passar por mudanças com o investimento. Um novo terminal de ônibus, na rotatória das universidades, no Bom Retiro, também será construído com o dinheiro.

Informações: Diário Catarinense

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960