Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Sem subsídio, Usuários pagam 100% da tarifa em BH

segunda-feira, 24 de junho de 2013

A diferença entre o transporte público brasileiro e o de países como França, Alemanha e Estados Unidos vai além da qualidade. Enquanto Belo Horizonte não subsidia nada do valor da passagem de ônibus, e a maior metrópole do Brasil, São Paulo, paga apenas 10%, em Nova York, 70% da tarifa é subsidiada. Assim, no Brasil, tudo cai na conta do usuário, que convive com um sistema coletivo caro e problemático. Por isso, o país do futebol se transformou, há duas semanas, na nação dos protestos após a tarifa em São Paulo ter sido reajustada.

A revolta da população começou a produzir efeito entre os governantes. Cerca de 60 cidades brasileiras diminuíram suas tarifas. Nesta semana, o prefeito Marcio Lacerda anunciou a redução de R$ 0,10 nas passagens da capital, mas para agosto. O governador Antonio Anastasia baixou as tarifas do sistema metropolitano em 3,65% a partir de 1º de julho. Os valores cobrem despesas com pessoal, combustíveis, manutenção dos veículos, reposição da frota, garagens e impostos.


Mas nem a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) nem o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) – responsável pelo sistema intermunicipal – revelam o “peso” de cada um desses itens na composição tarifária. Os sindicatos das empresas de ônibus também não informaram os faturamentos anuais.

Porém, sabe-se que tanto o governo estadual como o municipal não pagam subsídios para as empresas reduzirem as tarifas, que são 100% custeadas pelos usuários. “Desde 2008, Belo Horizonte não tem mais a câmara de compensação tarifária. Nós ajudamos com o passe estudantil em 50% e as gratuidades”, explicou o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar.

“Não basta reduzir a passagem em centavos. Eu quero é parar de esperar durante três horas por um ônibus que não para no ponto por estar superlotado”, reclamou a doméstica Cleonice Carlos, 35. Ela mora em Ribeirão das Neves, na região metropolitana da capital, e precisa usar quatro ônibus por dia para chegar ao trabalho, na capital.

Para o engenheiro Juan Carlos Horta, especialista em trânsito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ainda há muito a ser feito para se ter um transporte de qualidade no país. “É necessário que o sistema seja reestruturado para atender, primeiro, às necessidades básicas da população e, depois disso, ter lucro, se for o caso. Mas aqui não funciona assim”, analisou. (Com Rodrigo Freitas)

Informações: O Tempo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960