Prefeitura de Florianópolis anuncia para setembro licitação de transporte

segunda-feira, 17 de junho de 2013

A prefeitura de Florianópolis anunciou para setembro a abertura de licitação para o transporte público da capital catarinense. A empresa ou consórcio que vencer terá concessão de 20 anos e começará a atuar 30 dias após a assinatura do contrato com a prefeitura municipal. O edital está em fase de elaboração pela Secretaria Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais.

Após dois dias de paralisação, os trabalhadores do transporte coletivo da Grande Florianópolis decidiram pelo fim da greve, que começou na madrugada de segunda-feira (10). Os ônibus não circularam na região na segunda (10) e na terça (11). A categoria só voltou ao trabalho na manhã da quarta-feira (12).

Com a concorrência pública do transporte coletivo, está prevista a mudança na forma do cálculo tarifário, que atualmente se baseia em um manual próprio, em que o fator determinante para se chegar ao valor da tarifa é o custo. Quando houver a mudança, o cálculo será feito por fluxo de caixa, que trabalha não somente com despesas, mas com a eficiência do sistema.

A licitação prevê ainda um plano de renovação da frota e modernização do sistema. Os veículos terão GPS, possibilitando a informação em tempo real da localização do ônibus e o tempo de chegada aos pontos de embarque e desembarque. “Com a nova licitação quem ganhará é a população que terá um sistema mais eficiente”, afirma o secretário de Transportes, Valmir Piacentini.

O decreto criando a comissão responsável pela elaboração do edital para a licitação do transporte coletivo foi publicado em abril no Diário Oficial da Prefeitura de Florianópolis. A comissão iniciou os trabalhos no dia 15 de abril, com prazo de 90 dias, prorrogáveis por mais 30, para a conclusão do edital.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960