A prefeitura de Feira de Santana anunciou nesta quarta-feira (12) que o financiamento para execução do projeto de implantação do sistema BRT (Transporte Rápido de Ônibus, em inglês) foi aprovado pela Caixa Econômica Federal. O recurso aprovado é de R$ 90 milhões
A primeira etapa agora é a contratação de empresa para elaboração do projeto executivo, através de licitação pública que será realizada pela prefeitura. José Ronaldo acredita que o investimento deverá beneficiar diretamente cerca de 480 mil pessoas. O projeto ainda será acompanhado de várias intervenções urbanas que devem ajudar a instalação do sistema BRT.
"Nossa perspectiva é que essa seja uma solução para o transporte público e tráfego de veículos e pessoas para os próximos 40 ou 50 anos. Em cerca de 30 meses, essa cidade será totalmente diferente no que diz respeito a mobilidade urbana", disse o prefeito, que em maio esteve em Curitiba para conhecer melhor o sistema.
Dentre as intervenções previstas para a implantação do BRT estão a construção de viadutos e passagens subterrâneas em trechos como o do cruzamento entre as avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas e o da João Durval Carneiro e Presidente Dutra. Também será feita a pavimentação de todos os corredores de tráfego em concreto armado ou concreto betuminoso.
A prefeitura também irá viabilizar a construção de corredores exclusivos nas avenidas João Durval e Getúlio Vargas; construção de estações tubo – com climatização, reforma das estações de transbordo e construção de outras; qualificação das calçadas; infraestrutura cicloviária e paisagismo imobiliário urbano ao longo dos corredores exclusivos de tráfego.
Também foi destacada a implantação de equipamentos que devem deixar a integração moderna, como o sistema de controle operacional, central de controle de semáforos, controle de tráfego em tempo real e outros.
O anúncio foi feito pelo prefeito José Ronaldo em coletiva no Paço Municipal Maria Quitéria nesta manhã. O empréstimo deve ser pago em 20 anos após o prazo de carência, que é de 35 meses.
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