Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Na Grande Porto Alegre, Governo amplia prazo para construção dos corredores de ônibus

quinta-feira, 16 de maio de 2013

O secretário estadual de Planejamento, João Motta, declarou nesta segunda-feira (13) que o  Estado está totalmente flexível para negociar a contrapartida das cidades contempladas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana – Grandes Cidades. O anúncio foi feito em reunião com prefeitos da região, articulada pelo deputado federal Ronaldo Zülke. Motta disse que o governo trata o tema como participação e não contrapartida dos municípios no projeto que tem financiamento de R$ 299 milhões do Estado a fundo perdido para implantar melhorias na região metropolitana de Porto Alegre.

Os recursos serão investidos na infraestrutura do sistema de transporte público metropolitano em São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Cachoeirinha,  Alvorada, Gravatai e Viamão que juntos atendem 600 mil usuários por dia, conforme dados da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) que tem a responsabilidade de executar os projetos em parceria com as prefeituras. “Vamos garantir a viabilidade dos projetos, estudando cada caso com as prefeituras e construindo alternativas em relação às contrapartidas. Para isso trabalharemos em parceria com os municípios”, afirmou Motta.

Lauermann aprova projeto

“Um dos nossos objetivos é que esse projeto tenha recurso do Estado na viabilização da obra. Sem a confirmação dessa contrapartida, o prazo que o governo oferece é muito importante, já que a maioria dos municípios que receberam esses recursos não têm o valor da contrapartida à sua disposição. Ele vai ajudar a viabilizar esses projetos”, diz o prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann.


OS VALORES

NOVO HAMBURGO
total: R$ 34.413.542,72
contrapartida município: 4.930.306,98

SÃO LEOPOLDO
total: R$ 59.793.605,46
contrapartida município: 8.566.419,12

ESTEIO
total: R$ 9.402.715,77
contrapartida município: 1.347.093,95

SAPUCAIA DO SUL
total: R$ 23.938.585,52
contrapartida município: 3.429.596,78

O prazo previsto para licitar é no segundo semestre de 2013 e o prazo previsto para início das obras é de 90 dias após a licitação. Os prazos também estão sujeitos à revisão.

Informações: Jornal VS

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960