Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Uberlândia, Sistema de radiofrequência em ônibus de transporte coletivo poderá auxiliar cegos

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Uberlândia pode se tornar o próximo município a instalar nos ônibus de transporte coletivo o sistema de radiofrequência que auxilia pessoas cegas a embarcar nos veículos com total autonomia. Até agora, dois municípios de São Paulo, Limeira e Jaú, e Araucária, no Paraná, implantaram o sistema denominado DPS 2000.

O superintendente da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana de Uberlândia, José Antônio Leandro, esteve em Belo Horizonte ontem para se reunir com o diretor da empresa que fornece o sistema, Adriano Assis, e discutir a possibilidade de implantação de um projeto piloto em Uberlândia. “Depois dessa reunião irei apresentar o projeto para a secretária de Governo de Uberlândia no mais tardar até amanhã e, a partir daí, iremos marcar uma reunião com o prefeito”, disse José Antônio.

Segundo ele, o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, já sabe do projeto, que será implantado assim que o prefeito aprove o sistema. Entre as discussões está a parte financeira de instalação. O sistema trabalha com dois aparelhos, um transmissor que fica de posse do cego e custa R$ 400 e um receptor no valor de R$ 1 mil, que deve ser instalado em todos os ônibus do transporte público. Nas três cidades em que o sistema está implantado, as prefeituras custearam tudo.

Como funciona

Através de som, o transmissor emite as linhas e opções disponíveis e o cego vai controlando, por uma tecla móvel, qual opção escolher. Quando o usuário informa a linha, o receptor instalado no veículo recebe o sinal e avisa ao motorista que uma pessoa cega está no próximo ponto e quando o ônibus para, um alto-falante instalado na porta de embarque avisa à pessoa que o ônibus já está no local.

O DPS 2000 ganhou, em dezembro de 2012, uma atualização que permite também o seu uso por cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, para solicitar embarque em ônibus com elevador.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960