Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

No Espírito Santo, Aprovada Lei que proíbe aparelhos sonoros em ônibus intermunicipais

quinta-feira, 12 de abril de 2012

O plenário da Assembléia Legislativa do ES aprovou na manhã desta quarta-feira (11), em regime de urgência, projeto de lei do deputado estadual José Esmeraldo (PR) que prevê proibição do uso de aparelhos sonoros ou musicais no interior de transportes coletivos intermunicipais no Estado do Espírito Santo.

O Projeto de Lei já tinha sido aprovado no final do ano de 2011, mas o Governador do Estado Renato Casagrande (PSB) vetou a matéria devido ao Projeto de Lei não ter especificado que era nas linhas intermunicipais, impedindo assim sua sanção, pois o tornava inconstitucional. Após entendimento com a Procuradoria Geral do Estado e com a Secretaria de Estado da Casa Civil, o parlamentar apresentou novamente a matéria, com a alteração sugerida e incluiu no texto do Projeto de Lei a palavra intermunicipal, atingindo assim principalmente os ônibus que pertence ao Sistema Transcol.

“Fiquei sensibilizado com as constantes reclamações que tenho recebido através de email e pessoalmente, de pessoas que reclamam do som alto que algumas pessoas mal educadas têm utilizado dentro dos ônibus no Espírito Santo, principalmente na Grande Vitória. Como não existe lei no estado que proíba esta pratica, resolvi apresentar este Projeto de Lei, para minimizar os problemas enfrentados pelos passageiros, uma vez que já têm que enfrentar filas, lotação, calor e engarrafamentos e não seria justo enfrentar musicas altas de gosto duvidoso” disse José Esmeraldo (PR).

Outra questão que está prevista no projeto de lei é que, a empresa concessionária do serviço público responsável pela execução do serviço de transporte coletivo deverá afixar no interior de cada veículo uma placa com a seguinte mensagem “proibido o uso de aparelhos sonoros”.
“Cabe esclarecer que o projeto de lei, permiti ao passageiro fazer uso de seu aparelho sonoro, na modalidade fone de ouvido, não quero proibir que ninguém ouça sua musica, apenas respeite o direito das pessoas ao seu redor, que não são obrigadas a compartilhas de suas canções. Tenho informações da CETURB que cresceu muito nos últimos meses o numero de reclamações sobre pessoas incomodadas pelo som alto nos ônibus, chegou a hora de dar um basta” disse José Esmeraldo (PR).
O projeto de lei agora segue para a sanção do Governador Renato Casagrande.


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960