O governo do Rio de Janeiro e a concessionária Rio Barra, responsável pelas obras da Linha 4 do metrô (Barra da Tijuca – Ipanema), receberam ontem, na Alemanha, o Tunnel Boring Machine (TBM), conhecido como Tatuzão. O equipamento, capaz de perfurar rocha e areia, vai escavar os túneis do metrô na zona sul sem explosões e sem abrir buracos ao longo das ruas.
“Eles serão construídos por baixo das vias sem impacto na superfície”, disse o secretário de Estado da Casa Civil, Regis Fichtner.
Com 2 mil toneladas e 120 metros de comprimento por 11,5 metros de diâmetro, o Tatuzão escava de 15 a 18 metros de túnel por dia, quatro vezes mais rápido que os métodos utilizados anteriormente no Rio.
O TBM, que será transportado de navio em 20 contêineres, deve chegar ao Rio no início do ano que vem e será montado de março a agosto, quando deverá entrar em operação.
A Linha 4 terá 270 pessoas trabalhando exclusivamente para operar o Tatuzão. Ele, ao mesmo tempo em que escava, instala os anéis de concreto que formam o túnel. Segundo o governo, “nos 5,7 km de obras na zona sul, só será necessário interditar 500 metros de vias”.
Funcionário morto
Um ajudante de produção da Rio Barra, José Geraldo P. Evangelista, de 26 anos, foi encontrado morto, ontem, dentro do banheiro químico de um canteiro de obras em São Conrado. Ele foi encontrado, sem ferimentos aparentes, por outros funcionários. Segundo a concessionária, a causa da morte ainda é desconhecida. A Polícia Civil investiga o caso.
Estações fechadas
Um problema técnico em um trem do metrô, na altura da estação General Osório, em Ipanema, fechou duas estações. Segundo a concessionária Metrô Rio, a circulação entre General Osório e Cantagalo ficou interrompida por cerca de 45 minutos, de 16h às 16h45. A estação de Copacabana também parou por 15 minutos. O trem estava vazio e indo para a garagem na hora da pane.
0 comentários:
Postar um comentário