Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Campinas é primeira cidade do Brasil a receber sistema de transporte público de bicicleta

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

No próximo sábado (22), o Brasil passa a fazer parte do grupo dos sete países que possuem sistema de transporte público de bicicletas. O serviço estreia em Campinas no Dia Mundial sem Carro e irá disponibilizar, inicialmente, 200 bicicletas para a população. Com duas estações localizadas no bairro de Taquaral, o projeto denominado Viva Bike Campinas pretende expandir em breve. 

O objetivo do serviço – que já existe na Noruega, Espanha, Suécia, França, Estados Unidos, Itália e México – é oferecer um complemento para o transporte público das cidades. Segundo Renato Frison, presidente da Brasil e Movimento, responsável pela implantação do sistema no País, a ideia é integrar as bicicletas com o transporte público. 

— Queremos integrar com ônibus e metro. O mesmo cartão do ônibus serve para a bicicleta. A pessoa desce do terminal e pega a bicicleta como um complemento para o transporte público.

Frison espera que com o serviço, distâncias que normalmente eram percorridas a pé ou de ônibus passem a ser feitas com as bicicletas. 

— O pessoal que pega um ônibus, desce e tem que andar até o trabalho ou pegar outro ônibus para chegar. Ele pode, agora, fazer esse trajeto de bicicleta. 

Por R$ 80,00 por ano, é possível utilizar o sistema livremente - com um intervalo de 15 minutos entre um uso e outro. No lançamento do projeto, os primeiros mil usuários que se cadastrarem contam com uma promoção e pagam R$ 6,00 por ano para utilizar o sistema.
Expansão 

No próximo fim de semana (29), outras duas estações com bicicletas serão instaladas em Barão de Geraldo, finalizando a primeira fase do projeto em Campinas. Na segunda etapa, em outubro e novembro, mais estações serão implantadas, e suas localizações serão determinadas por estudos que estão sendo realizados pela Brasil em Movimento e Prefeitura do Município de Campinas sobre a mobilidade urbana na cidade. 

Além disso, Frison declara que até novembro outras três cidades já terão o serviço. A empresa já está em negociação com outros municípios que também devem receber o sistema. 

— Estamos no processo de licitação com mais sete cidades. A ideia é levar o serviço para todo o Brasil. A gente vai devagar, é uma cultura nova, é mais uma possibilidade de transporte. Mas isso vai se adequar. É um produto muito atual, um caminho sem volta.

Informações: R7.com

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

3 comentários:

jozé disse...

Sem ciclovias isso nunca vai dar certo.

jozé disse...

Sem ciclovias isso nunca vai dar certo.

Na verdade Campinas não é a primeira, Sorocaba ja implantou a alguns tempo este sistema e com um diferencial de ser totalmente gratuito e com a vantagem de aproximadamente 100km de ciclovias. Só a topografia da cidade que não ajuda muito.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960