No início de setembro, o município de Petrolina, no Sertão do Estado, ganhará aproximadamente 30 novos micro-ônibus adaptados para pessoas com deficiência, todos equipados com tecnologias de bilhetagem eletrônica e elevadores para cadeirantes. O anúncio foi feito pelo secretário de Acessibilidade do município, Marcos de Souza Conceição. De acordo com o secretário, hoje a cidade conta com 200 vans que fazem o transporte na zona urbana e rural. Essa frota será substituída mensalmente.
“O smartcard é um sistema que favorece a pessoa com deficiência, porque dispensa a conferência de pagamento e troco. Além disso, também estará disponível em forma de botton para os que tenha alguma deficiência nos membros superiores. Cada micro-ônibus terá dois espaços para cadeiras de rodas e um banco para obesos”, informou o secretário.
A estimativa é que em seis meses toda a frota de vans seja substituída pelos veículos adaptados. “A nossa cidade tem cerca de 57 mil pessoas com algum tipo de deficiência. Essas pessoas não podiam resolver suas próprias coisas com autonomia, pois para se locomover na cidade era preciso da ajuda de alguém. Com a aquisição desses veículos, elas poderão exercer seu direito que todo cidadão tem, o de ir e vir”, enfatizou o secretário.
Fonte: Folha PE
0 comentários:
Postar um comentário