Sorocaba terá duas novas vias com faixas exclusivas para a circulação de ônibus

domingo, 26 de agosto de 2012

Em Sorocaba, a Urbes estabeleceu que duas vias da cidade terão faixas exclusivas para a circulação de ônibus e outros tipos de transportes coletivos.

As faixas entram em operação na segunda-feira (27) e deverão agilizar a velocidade do transporte coletivo. Inicialmente, serão inseridas no binário formado pelas ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer na região Além Linha.

As faixas exclusivas poderão ser utilizadas das 6h às 8h e das 17h às 19h pelo transporte coletivo urbano, transporte especial, fretamento com passageiros, taxis com passageiros, transporte escolar com passageiros, transporte intermunicipal e suburbano e veículos em operações emergenciais como ambulâncias, bombeiros e viaturas de polícia.

As bicicletas com aro 20 ou acima também utilizarão estas faixas para circulação, em compartilhamento com o transporte coletivo.

A Urbes entende que a circulação pela direita desses modais torna-se mais segura já que bicicletas compartilharão espaço com motoristas profissionais treinados em direção preventiva. 

Nos períodos de pico entre 6h e 8h e entre 17h e 19h não é permitida a circulação de motocicletas, veículos de passeio, utilitários e caminhões na faixa exclusiva. O estacionamento do lado esquerdo da via também será proibido nesses horários.

Fora deles, tanto a circulação na faixa da direita quanto o estacionamento na faixa da esquerda do binário serão permitidos. Durante os primeiros dias os agentes de trânsito irão orientar os condutores sobre as novas regras implantadas.

Vale destacar que transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração grave, que resulta em cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 127,69.

Sinalização diferenciada

Equipes da Urbes trabalharam para instalar placas de sinalização e pintura de solo em toda a extensão dos corredores, que ganharam também uma faixa azul para demarcar onde o transporte coletivo poderá circular exclusivamente nos horários estabelecidos. 

Foram implantadas 150 placas de regulamentação e advertência e 2.500 metros quadrados de sinalização horizontal (de solo). Tanto a rua Hermelino Matarazzo como a rua Comendador Oeterer tem aproximadamente 1,4 quilômetro de extensão.

As faixas de rolagem foram divididas em duas, cada uma com cerca de 3,5 metros de largura. O binário possui câmeras de monitoramento e a movimentação será acompanhada em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbes.

A Urbes considerou também a experiência de São Paulo, no projeto de Sorocaba, e destaca que não haverá confinamento na faixa, que permitirá ultrapassagens entre os ônibus nos casos de imprevistos. Também foram considerados intervalos médios entre as linhas para evitar o acúmulo de ônibus no mesmo horário, evitando assim filas no corredor. 

Linhas do transporte coletivo

Ao todo, 24 linhas utilizarão os corredores exclusivos. Destas, 71%, ou seja, 16 linhas irão transitar por toda a extensão dos corredores da rua Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer.

São elas: 5 - Vila Carvalho / Vila Fiori; 20 - Carol (apenas em um horário); 21 - Lopes de Oliveira; 25 - Itavuvu; 26 - Ipanema / Bom Jesus; 28 - Mineirão; 39 - Aldeia dos Laranjais; 39/1 - Santa Esmeralda; 42 - Laranjeiras; 46 - Paineiras; 54 - Paes de Linhares; 57 - Guaíba; 59- Maria Eugênia; 62 - São Bento; 69 - Caguaçu; 70 - Novo Horizonte / Nova Sorocaba e 76 - São Guilherme.

Já as linhas 02 - Brasilândia; 19 - Progresso; 23 - Industrial / Dois Corações; 36 - Porcel; 38 - Aparecidinha / Éden e 61 - Iporanga, que atendem a Vila Santana, e a linha 45 - Retiro São João, que atende o Jd. Marco António e região do Mercado Distrital, irão transitar por trechos destes corredores.

Fonte: VIVAcidade

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960