Na Grande Vitória, Ceturb-GV e empresas de transporte coletivo assinam adesão ao Prêmio ANTP de Qualidade 2013

sábado, 25 de agosto de 2012

A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e outras sete empresas operadoras de transporte assinaram nesta quinta (16) o Termo de Adesão ao Prêmio ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) de Qualidade 2013. A Ceturb-GV ganhou por duas vezes consecutivas (2009 e 2011) o prêmio, que tem abrangência nacional e é bienal. O objetivo do prêmio é incentivar a melhoria da eficiência da gestão dos transportes públicos e trânsito.

A adesão ao prêmio durante o I Encontro de Lideranças, organizado pela ANTP, no auditório do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes). O diretor presidente da Ceturb-GV, Léo Carlos Cruz, disse que a participação da empresa no prêmio é importante porque significa a busca constante da qualidade do serviço oferecido para a população.“Nós prestamos um dos melhores serviços do país. A Ceturb ganhou dois ciclos, o que mostra nosso entendimento de que é preciso ter foco na qualidade da gestão”.

A presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), Simone Chieppe, disse que a busca pela qualidade, hoje, é um caminho sem volta. “Hoje nós não temos usuários do sistema, temos clientes. Por isso precisamos ter a qualidade em foco. Até as instituições financeiras, antes de liberarem financiamentos, querem saber como estamos investindo em qualidade, por isso, a grande maioria da empresas operadoras do Transcol já oferece serviço dentro dos padrões adequados”.

Na opinião da coordenadora do Prêmio ANTP de Qualidade, Denise Cadete, o que todos esperam é resultado. “A população espera ser bem servida; os funcionários das empresas esperam ser bem tratados e valorizados; os fornecedores esperam ter parceria nos negócios com as empresas; os acionistas esperam números positivos. Por isso o prêmio é importante: porque leva todos os envolvidos a trabalharem para melhorar a gestão da organização como um todo, com foco nas pessoas, processos e sociedade”.

O prêmio

Esse é o 9º Ciclo do Prêmio ANTP de Qualidade (cada ciclo é de dois anos) e já acontece há 18 anos. A Ceturb-GV concorrerá ao Prêmio Referencial de
Excelência, tendo em vista já ter sido vencedora de dois prêmios da ANTP. Para participar, as organizações de transporte público e trânsito podem se beneficiar de duas formas: adesão ao programa ou candidatura ao prêmio. A adesão consiste no estabelecimento de um compromisso formal de melhoria, acompanhado de uma autoavaliação em relação aos critérios do prêmio e da elaboração de planos de ação. A adesão não obriga a empresa a candidatar-se.

Já a candidatura implica na elaboração de um relatório sobre o sistema de gestão da empresa e os resultados. Esse relatório será submetido à avaliação de uma banca examinadora independente. Um dos resultados do processo de candidatura é o relatório de realimentação, contendo uma avaliação do grau de aderência do sistema de gestão da empresa aos critérios do prêmio e suas principais oportunidades de melhoria.

Adesão

Além da Ceturb-GV, também assinaram ao Termo de Adesão as empresas Praia Sol, Vereda, Viação Serrana, Tabuazeiro, Metropolitana, Unimar e Viação Flecha. Ao todo, quinze empresas estiveram presentes ao evento e se comprometeram a assinar a adesão posteriormente.

A data limite para a inscrição ao prêmio é o dia 29 de março de 2013. Entre abril e maio do ano que vem será feita a análise dos relatórios de inscrição e em junho serão realizadas as reuniões de consenso. Já entre julho e agosto serão feitas as visitas técnicas às empresas e a avaliação final acontecerá em setembro. A cerimônia de entrega do prêmio à empresa vencedora acontecerá em outubro de 2013, durante o 19º Congresso da ANTP.


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960