Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Fortaleza vai ganhar mais corredores de ônibus

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A população em geral avaliou de forma positiva a primeira semana de implantação do Serviço Rápido de Ônibus de Fortaleza (BRS-FOR) na Avenida Bezerra de Menezes. Tanto que, conforme anuncia o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), Ademar Gondim, o BRS-FOR será ampliado para as avenidas Tristão Gonçalves e Imperador nos próximos dias. E não fica por aí. As avenidas José Bastos, Leste/Oeste, Perimetral e o trecho Terminal da Lagoa/Centro também terão as faixas preferenciais para o transporte público.

Parte do comércio ainda reclama. Muitos veículos particulares desrespeitam as faixas preferenciais e os passageiros de ônibus e topiques começam a se adaptar com as novidades. Assim é a situação da Bezerra de Menezes. De acordo com Gondim, são necessários pequenos ajustes, como chamar a atenção das vans e ônibus metropolitanos que ignoram as paradas seletivas. No mais, afirma, tudo está "correndo de acordo com o previsto".
Ontem, táxis sem passageiros e veículos que realizam transporte escolar passaram a utilizar o corredor preferencial para transporte coletivo da Bezerra de Menezes. A medida, informa o presidente da AMC, atendeu a um pedido das duas categorias e foi adotada para ampliar a capacidade de circulação de todas as faixas da avenida.

Fiscalização
Fiscais da Etufor e agentes da AMC continuam ao longo da avenida, nas paradas de ônibus e circulando em viaturas, dando orientação. Com esta alteração, os dois tipos de veículos ficaram proibidos de circular fora das faixas preferenciais.
Ademar informa que os carros ainda não estão sendo multados por conta da utilização ou não da faixa exclusivas. "Ainda é um período de adaptação e, por conta disso, não há uma fiscalização, mas uma orientação. Vamos continuar avaliando nesta semana se os veículos estão se adequando", ressalta.
"Estamos cumprindo a Lei Federal da Mobilidade Urbana, que prevê prioridade do transporte coletivo sobre o individual e do público sobre o privado. Aproveitamos a estrutura da Bezerra de Meneses, que foi reformada, e racionalizamos o trânsito na via", frisa Gondim.

O presidente da AMC explica, ainda, que os veículos particulares só poderão entrar nas faixas preferenciais para estacionar ou fazer conversões. "Eles vão ter até 100 metros para entrar e dobrar à direita", explica.

Reações
O empresário Alexandre Pereira acredita que as faixas preferenciais de ônibus e vans deveriam ser no canteiro central no contra-fluxo. "Quando o projeto foi apresentado, ainda em 2008, era assim. Não sei porque mudou. Para o comércio, é muito ruim e dá prejuízo", opina.

Já para a aposentada Dáurea Martins, a mudança veio beneficiar as pessoas da terceira idade. "Agora, na parada certa, eles são obrigados a parar e a gente não precisa ficar um tempão esperando", afirma.

O contabilista José Pereira Sales reclama que as faixas liberadas para os outros veículos deveriam ser ampliadas. "São duas faixas apenas. Na hora do rush fica uma loucura isso aqui e obriga a gente a entrar na preferencial senão não anda".

Por Lêda Gonçalves / Diário do Nordeste

 


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960