As cidades brasileiras enfrentam diariamente grandes desafios. Em
um cenário marcado pela falta de infraestrutura viária para suportar o
crescimento da frota, em que há precariedade dos meios de transporte e excesso
de veículos de passeio - sinônimo de engarrafamentos -, o maior deles talvez
seja oferecer transporte público, de massa, de qualidade.
O BRT - Bus Rapid Transit, conhecido como corredor exclusivo de
ônibus, é uma alternativa eficiente para minimizar essa situação. O sistema BRT
apresenta grande capacidade de atendimento de demanda com excepcional qualidade.
Uma das vantagens é que os sistemas de BRT podem ser implantados em pouco tempo,
garantindo a melhora nas condições de deslocamento diário dos cidadãos.
A implantação dos corredores de ônibus, no entanto, demanda
projeto de infraestrutura que contemple um pavimento de qualidade, durável,
capaz de suportar trânsito pesado, constante e repetitivo, com baixos custos de
manutenção. Por esse motivo, o pavimento de concreto está nos principais
corredores de ônibus de Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Belo
Horizonte.
A solução, mais adequada por ter vida útil maior que as demais
alternativas de pavimentação e custo competitivo - no Brasil, existem pavimentos
de concreto com mais de 50 anos de uso - , também proporciona melhores condições
de segurança ao motorista, ao reduzir as distâncias de frenagem, inibir a
aquaplanagem e promover maior visibilidade, dada à coloração clara. Ademais, só
um sistema de transporte de boa qualidade será capaz de promover a adesão da
população ao transporte público.
Da Redação do Jornal de Araraquara / Por Ronaldo Vizonni, Gerente de infraestrutura
0 comentários:
Postar um comentário