Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Integração facilita a vida do usuário de ônibus em Salvador

sexta-feira, 6 de julho de 2012

A estudante Jucélia Brito, 23 anos, mora na região da Estrada Velha de Periperi e usa o veículo de integração - também conhecido como "amarelinho" - toda vez que precisa sair de casa. Na comunidade onde mora, os micro-ônibus - parte de uma rede de integração eletrônica do Sistema de Transporte Coletivo de Salvador - mudaram a vida de muita gente. "Antes, o pessoal aqui precisava andar um bom pedaço para chegar até o ponto para pegar o ônibus. Hoje, pego o "amarelinho" que passa bem próximo à minha casa, e já faço cerca de metade do meu trajeto. Mais rápido, menos cansativo e também mais barato", comemorou.

O sistema, implantado pela Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin) em 2007, tem como finalidade dar mais agilidade ao transporte público e também diminuir os custos da viagem para o usuário. Os "amarelinhos", como são chamados os micro-ônibus que fazem a integração local, têm desenvolvido o importante papel de diminuir a distância entre os bairros populares e as áreas práticas da cidade, como região do Iguatemi, Lapa, Comércio e Pituba. A frota atual de "amarelinhos" é de 290 veículos.

O processo de integração só é feito através da utilização do cartão eletrônico, o Salvador Card, nas modalidades de Meia Passagem Escolar, Vale Transporte Eletrônico e Bilhete Avulso. Os veículos da frota alimentadora obedecem à programação visual diferenciada e única para todos os roteiros para que possam ser facilmente identificados pelos passageiros. Os micro-ônibus são de cor branca com faixa amarela e, em todos, pode ser lida a inscrição "Integração Local".

O profissional autônomo Jonas Silva, 52, também comemorou o fato de contar com um sistema de transporte que chegue mais próximo de sua residência. "É um sistema bom, pois chega aonde os ônibus grandes não chegam. E o melhor de tudo é que, algumas vezes, nem preciso pegar outro ônibus. O "amarelinho" já me leva onde preciso", disse.

Como funciona - O sistema eletrônico facilita a vida do usuário, através de suas formas de integração por área e pelo Sistema Amarelinho. No primeiro caso, a integração acontece entre as quatro áreas de operação do sistema (vermelha, verde, azul e amarela), que representam regiões da cidade. Por esse processo, a segunda viagem tem valor de 50% da primeira, considerando um intervalo de duas horas entre a passagem nas catracas. O cidadão pode usufruir desse serviço estando em qualquer ponto de ônibus da cidade. Mas só é permitida uma integração na sequência da primeira viagem.

Já o passageiro que utilizar o "amarelinho" pode fazer a integração em todos os pontos de parada de ônibus de Salvador, sem restrição da região, pagando metade do valor da tarifa nas linhas do serviço convencional. O tempo permitido para a integração é de duas horas, contado a partir do registro de passagem do Salvador Card na catraca pelo usuário.

Do mesmo modo, quando o passageiro utiliza qualquer ônibus convencional e pagar a tarifa oficial - R$ 2,80, em créditos eletrônicos, ele pode utilizar o "amarelinho" para o segundo trecho da viagem e pagar apenas metade da tarifa, R$1,40, também obedecendo ao período de duas horas para integração.

Os estudantes gozam dos mesmos benefícios com os valores da Meia Passagem Estudantil, o que significa dizer que pagam R$1,40 pelo primeiro trecho e apenas R$0,70 no segundo. Outra questão importante é que qualquer pessoa pode usufruir dos benefícios da integração, bastando adquirir o cartão avulso - Salvador Card.

Melhorias - Conforme o secretário da Setin, José Luiz Costa, o sistema de integração tem contribuído também para a redução dos assaltos a ônibus em Salvador. "Juntamente com a determinação municipal de implantação de câmeras de videomonitoramento em toda a frota, a integração tem auxiliado no sentido de reduzir o volume de dinheiro dentro dos ônibus, já que cada vez mais pessoas passam a adotar o cartão eletrônico", considerou.

Para o secretário, é também fundamental que a população colabore para melhoria do sistema. "Um sistema de transporte coletivo é algo muito complexo e o principal fiscal desse sistema será sempre o usuário. Por isso, precisamos ter o cidadão como nosso parceiro, através do registro de sugestões, reclamações e denúncias", ressaltou. Os registros podem ser feitos através do Salvador Atende - 156 ou através do site da Setin . 

O secretário lembrou ainda que o sistema passará por uma reestruturação, que vem sendo discutida entre os órgãos ligados ao setor. A população também deverá participar das discussões, através de audiência pública marcada para o próximo dia 12. "A nossa intenção é ampliar a frota e melhorar, cada vez mais, o serviço em benefício do usuário", completou Costa. A audiência acontece no auditório da Biblioteca Pública do Estado - Rua General Labatut, 27 - Barris, das 8h30 às 14h.

Benefícios da Integração:
- Aumento da mobilidade na cidade através da ampliação dos atendimentos do sistema convencional, sem a criação de novas linhas diretas e sem onerar o custo da viagem para o usuário;
- Nova opção de viagem local com tarifa reduzida em relação à tarifa convencional;
- Ampliação dos benefícios da bilhetagem eletrônica e da integração aberta de forma gradual e segura;
- Racionalização da rede de linhas, proporcionando um aumento na velocidade operacional do sistema de transporte coletivo e, consequentemente, uma diminuição no tempo de viagem dos usuários.

Fonte: Prefeitura de Salvador

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960