Prevista inicialmente para começar no segundo semestre deste ano, a operação do Aeromóvel em Porto Alegre foi adiada para 2013, em razão do atraso na assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação para construção das estações, a Rumo Engenharia Ltda. A Trensurb dependia da liberação de recursos de R$ 4,1 milhões do PAC, que ocorreu nesta sexta-feira, possibilitando a confirmação do contrato na segunda.
A obra deve se estender pelos próximos seis meses. É preciso, depois, que o sistema passe por um período de testes. O gerente de projetos e obras da Trensurb, Sidemar Francisco da Silva, projeta para o início do ano a operação comercial da linha.
A construção da via elevada está adiantada, conforme Silva, e deve ser concluída até julho, assim como um dos veículos, de 150 lugares. O outro, de 300, deve ser finalizado até setembro. As duas estações ligarão o Aeroporto Salgado Filho à Estação Aeroporto da Trensurb. Em novembro de 2011, um acordo havia sido firmado com outra empresa, mas, após um mês da ordem de início, a empreiteira não deu seguimento ao cronograma de construção e o acerto foi cancelado.
O Aeromóvel de Porto Alegre deve se tornar a primeira linha da tecnologia em operação comercial no mundo. O projeto é 100% nacional. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal aeroportuário. O trajeto de 1 km deve ser percorrido em um minuto e meio, com velocidade de até 60 km/h, funcionando como uma segunda linha da Trensurb. Por isso, o acesso vai ser liberado na faixa de integração. O custo total do projeto é de R$ 33,8 milhões.
Informações: Correio do Povo
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