Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Fortaleza: Passageiros testam uma linha do metrô da cidade

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Um grupo de passageiros realizou, neste sábado, a primeira viagem de trem pelo trecho da linha sul do metrô de Fortaleza, entre as estações São Benedito, no Centro, e Virgílio Távora, em Pacatuba. Os passageiros foram sorteados através da rede social Facebook por meio de uma ação do Governo do Estado.

Além dos cerca de 200 sorteados, também participaram da viagem um grupo de 25 estudantes da Escola Profissionalizante Alda Façanha, de Aquiraz. Um dos objetivos da visita, segundo o assessor da presidência da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Fernando Mota, era mostrar à população que o Trem Unidade Elétrica (TUE) é compatível com o tamanho dos túneis construídos, desmentindo a informação de que o veículo não cabia nos corredores do metrô.


Por meio da rede social Facebook, foram sorteadas 200 pessoas para realizarem uma viagem no trecho que vai da estação São Benedito, em Fortaleza, até o município de Pacatuba, onde fica a estação Carlito Benevides FOTO: TUNO VIEIRA
A linha sul vai ser operada por TUEs, mas o percurso foi feito dentro de VLT´s (Veículo Leve sobre Trilhos). "Como o trecho não está energizado, então nós não podemos usar o TUE hoje, mas trouxemos o veículo rebocado para que as pessoas pudessem ver como funciona", explicou o assessor.Sorteados
Na visita, os passageiros saíram, de ônibus, do Palácio da Abolição até a estação São Benedito, localizada na Av. Tristão Gonçalves. De lá, eles seguiram, dentro do VLT, até a estação Carlito Benevides, em Pacatuba, com uma pausa rápida na estação da Parangaba. Durante a viagem, os sorteados fotografaram e filmavam a estrutura do veículo, equipado com ar condicionado, e trechos onde o trem passava.

Antes de começar a viagem dentro do VLT, os passageiros puderam entrar no trem elétrico e conferir o veículo no qual vão ser realizadas as viagens do trecho. As condições do trem chamavam atenção dos passageiros, que surpreendiam-se ao comparar com o estado dos veículos que circulavam anteriormente pela via férrea.

A linha sul tem extensão de 24,1 Km. Cada composição de TUE comporta até 450 pessoas. De acordo com Fernando Mota, o trecho deve ser inaugurado no dia 15 de junho. O preço da passagem ainda não foi definido.

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960