Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Transporte público de Canoas terá sistema de GPS nos ônibus

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Nesta quarta-feira, dia 18, o secretário adjunto de Transportes e Mobilidade, Carlos Candiota, apresentou o projeto de implantação de GPSs nos ônibus da cidade em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Transporte. O sistema que monitora horários e itinerários do transporte coletivo por satélite deve beneficiar milhares de passageiros do município.
De acordo com Candiota, que fez uma demonstração do funcionamento do sistema, a ideia é concluir a etapa de contratação da empresa responsável pela implantação ainda neste semestre. Entre os dados que poderão ser acompanhados em tempo real através de centrais instaladas em determinados pontos, estão o controle da operação, com desempenho do motorista, atendimento ao usuário, e o planejamento das linhas, com previsão de chegada dos ônibus.
“A ideia é ter cinco painéis disponíveis nos principais pontos de ônibus, para que os usuários possam saber o próximo horário da linha em que pretende embarcar”, informou Candiota. Também pretende-se disponibilizar as informações para os passageiros através de mensagens via celular. Sendo assim, a pessoa não precisa ficar necessariamente nos abrigos esperando o ônibus; pode fazer uma compra ou fazer um lanche, por exemplo, e voltar para a parada na hora certa.
A central que fará o acompanhamento dos ônibus com GPS terá a possibilidade de enxergar o itinerário completo das linhas, com a visão online do que está acontecendo. A velocidade operada pelo motorista, os minutos com a porta aberta para os passageiros e o horário exato em que passa nas paradas são algumas das informações que estarão disponíveis.
Para Flávio Dalsasso, gerente de operações da Sogal, presente na reunião, a ferramenta deve ser usada de forma educativa com os funcionários da empresa. “Será utilizada para instruir os motoristas e não puni-los”, declarou. Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, Jacy Luiz Lima, colocou o benefício que o sistema tratá também para os motoristas. “Com o registro e os relatórios, será possível comprovar quando o atraso é em função do número de passageiros que entram no ônibus ou por engarrafamentos no trânsito”, lembrou.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960