Nesta quarta-feira, dia 18, o secretário adjunto de Transportes e Mobilidade, Carlos Candiota, apresentou o projeto de implantação de GPSs nos ônibus da cidade em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Transporte. O sistema que monitora horários e itinerários do transporte coletivo por satélite deve beneficiar milhares de passageiros do município.
De acordo com Candiota, que fez uma demonstração do funcionamento do sistema, a ideia é concluir a etapa de contratação da empresa responsável pela implantação ainda neste semestre. Entre os dados que poderão ser acompanhados em tempo real através de centrais instaladas em determinados pontos, estão o controle da operação, com desempenho do motorista, atendimento ao usuário, e o planejamento das linhas, com previsão de chegada dos ônibus.
“A ideia é ter cinco painéis disponíveis nos principais pontos de ônibus, para que os usuários possam saber o próximo horário da linha em que pretende embarcar”, informou Candiota. Também pretende-se disponibilizar as informações para os passageiros através de mensagens via celular. Sendo assim, a pessoa não precisa ficar necessariamente nos abrigos esperando o ônibus; pode fazer uma compra ou fazer um lanche, por exemplo, e voltar para a parada na hora certa.
A central que fará o acompanhamento dos ônibus com GPS terá a possibilidade de enxergar o itinerário completo das linhas, com a visão online do que está acontecendo. A velocidade operada pelo motorista, os minutos com a porta aberta para os passageiros e o horário exato em que passa nas paradas são algumas das informações que estarão disponíveis.
Para Flávio Dalsasso, gerente de operações da Sogal, presente na reunião, a ferramenta deve ser usada de forma educativa com os funcionários da empresa. “Será utilizada para instruir os motoristas e não puni-los”, declarou. Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, Jacy Luiz Lima, colocou o benefício que o sistema tratá também para os motoristas. “Com o registro e os relatórios, será possível comprovar quando o atraso é em função do número de passageiros que entram no ônibus ou por engarrafamentos no trânsito”, lembrou.
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