Desde a mudança das cores tradicionais das empresas de ônibus, linhas antigas com mais de 40 anos de existência estão prestes a desaparecer, os costumes e tradições de pegar o seu ônibus bairro no centro da cidade nunca foi tão ameaçado como agora, depois de Paulista e Camaragibe, a bola da vez agora é o Tancredo Neves e as mudanças não vão ficar por aí, ainda há outros 09 novos terminais que serão entregues ainda este ano prometendo ainda muitas discussões e polêmicas neste novo método adotado pelo Governo do Estado.
Para fortalecer as opiniões dos prós e contras do novo Terminal Integrado Tancredo Neves, que será entregue agora em janeiro a população, o Blog Meu Transporte trás para os leitores as vantagens e desvantagens sobre a implantação deste terminal que pretende atender mais de 70 mil pessoas por dia, este terminal é um dos mais de 09 terminais que serão entregues nos próximos meses pelo Governo do Estado, na qual mudará o atual sistema de transporte, assim como aconteceu em Paulista com o Terminal Pelópidas Silveira e em Camaragibe, outro terminal a ser inaugurado e que está gerando polemicas é o Tancredo Neves, porém o blog vem a mostrar as vantagens e desvantagens a serem observadas pelos usuários e lideranças comunitárias que irão decidir as futuras linhas dos bairros do Ibura, Jordão e COHAB que ficam na Zona Sul da cidade.
Vantagens:
Algumas linhas que serão integradas terão suas tarifas reduzidas para o anel A, ou seja, tarifas de R$ 2,45 e R$ 3,10, casos das linhas para Boa Viagem e a linha Candeias/Dois Irmãos que vai ser desmembrada e transformada em Candeias/Tancredo Neves vão passar a custar R$ 2,00.
As comunidades atendidas terão suas linhas integradas a outras linhas de ônibus e também ao Metrô, na qual muitos usuários poderão ir ao centro.
Também vale salientar que em breve o Metrô da linha Sul será interligado ao sistema VLT (Veículos leves sobre trilhos), está integração acontecerá na estação de Cajueiro Seco e entrará em operação em março de 2012, ou seja, uma pessoa que sai do Ibura poderá pegar um ônibus, descer no T.I de Tancredo Neves, tomar o Metrô e ainda entrar no VLT pagando apenas R$ 2,00. A vantagem é que o usuário poderá usar até três modais de transporte pagando uma única tarifa que ligará a cidade do Recife ao Cabo de Santo Agostinho.
Segundo o GRCT, haverá um ganho de tempo de 10 minutos com a integração no sentido do centro da cidade.
Desvantagens:
Bem diferente do Terminal Integrado de Paulista, o Tancredo Neves não possui corredores de ônibus em seu acesso, ou seja, os ônibus com destino ao terminal e também ao centro (Tancredo/Cde da Boa Vista) poderão ficar presos nos engarrafamentos, deixando a idéia de integração por água abaixo, visto que uma das principais colocações do Consórcio Grande Recife de Transporte é o ganho de tempo. Um Mau exemplo está sendo visto com os desvios feitos pelo GRCT com a CTTU, na qual colocaram linhas de ônibus pela Rua Imperial, mesmo percurso a ser realizado pela linha (Tancredo/Cde da Boa Vista)proposta.
Baldeação: O método de descer de um ônibus e subir em outro de certa forma é muito desconfortável para idosos, deficientes e mulheres com criança de colo, ou seja, hoje a viagem é feita com apenas um embarque e a proposta é realizar o mesmo trajeto com dois ou até três embarques.
A linha Tancredo Neves/Conde da Boa Vista a ser criada vai ter sérios problemas em seu percurso, visto que a Avenida Mascarenhas de Moraes não tem preferências para ônibus.
Horários poderão não ser cumpridos devido aos engarrafamentos, na qual vai possibilitar a criação de longas filas no terminal, fato este bastante comum nos outros terminais.
Foto: Clayton Leal |
Futuras integrações
Terminal Integrado Tancredo Neves para a Estação de Cajueiro Seco
Este terminal é essencial para o pleno funcionamento do T.I Tancredo Neves, pois este terminal fará ligação entre 03 modais de transporte (Metrô, VLT e Ônibus) além de ligar a cidade do Recife com bairros de Jaboatão dos Guararapes e ao Cabo de Santo Agostinho. Este terminal vai ser inaugurado em Março e funcionará nos mesmos moldes do Tancredo, onde as linhas de ônibus de Muribeca, Prazeres e Cajueiro Seco serão integradas.
Terminal Integrado Tancredo Neves a Estação do Largo da Paz
Este Terminal ainda está sendo construído e o prazo de entrega é em 2012, na qual vai possibilitar a ligação dos usuários da linha sul do metrô com ônibus para zona oeste da cidade como, por exemplo: Madalena, Torre, entre outros;
Terminal Integrado Tancredo Neves para o Terminal de Joana Bezerra
Este terminal está totalmente saturado e com plenos desconfortos, ou seja, as paradas de ônibus são provisórias, sem nenhuma estrutura como bancos, por exemplo, sem falar que ao descer do Metrô, o usuário tem que andar e muito para chegar ao ponto de embarque.
Terminal Integrado Tancredo Neves para a Estação do Recife
O Terminal Integrado do Recife possuí apenas 03 linhas de ônibus integradas, porém a quantidade de usuários é muito maior que o espaço físico oferecido, ou seja, com está integração, o aumento de usuários vai aumentar e muito, e para piorar ainda mais, os ônibus que param neste terminal não são articulados.
Finalização
Enfim, este é um modelo já considerado por alguns especialistas como ultrapassado, pois novos modelos começam a surgir como, por exemplo, o Bilhete Único nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, que oferecem aos usuários a oportunidade de outro embarque em outro ônibus, metrô ou trem num período de 02 horas, e a cidade do Rio já estuda ampliar para 03 embarques pagando uma única tarifa, já o Bilhete Único de São Paulo possibilita até 04 viagens pagando apenas uma tarifa.
Blog Meu Transporte
17 comentários:
A vantagem do bilhete único é que praticamente toda parada se torna uma integração. :)
atenção população,vamos com este terminal retirar do núcleo central da cidade cerca de 400 ônibus e assim o recife vai andar.
ACREDITEM ,MAS 2012 SERA O ANO DOS TRANSPORTES NO RECIFE EVAMOS ACEITAR ESSES BENEFICIO POIS ESTAMOS EM ESTADO DE EMERGENCIA,FELIZ ANO NOVO E QUE DEUS NOS ILUMINE...SEMPRE COM SAUDE E AMOR.XAU!!!!
FIQUEI SABENDO,POR UM FUNCIONÁRIO DA EMPRESA VERA CRUZ QUE NÃO HAVERÁ ÔNIBUS ARTICULADO NA LINHA TANCREDO/CONDE DA BOA VISTA,ISSO SERA UM ABSURDO VAI SER ÔNIBUS LOTADÃO E NO ESFREGAÇO ISSO VAI SER UM FIASCO ESPERO QUE REVEJA ESTE CONCEITO...
a inauguração vai ser dia 14/01/12 e o terminal já esta pronto acho que deveria ser antecipado pra que todos se acostumem ,pois agora sem aulas seria o melhor momento...
O Correto e para o TERMINAL METROPOLITANO DE RIO DOCE ter se tornado TI. DE RIO DOCE ( SEI ) a muitos anos luz atraz...
O Orgão Gester Grande RecifeConsórcio de Transpote , junto a prefeitura de olinda ja deveria ter resolvido isso a muito tempo , já que olinda possui um único Ti (sei) PE-15, que por inconpetência do grande recife só possui uma única linha da cidade de olinda que é a linhas 923-CIDADE TABAJARA (PE-15), Hoje e necessidade ter aquele terminal de RIO DOCE no (SEI ), só o consórcio não ver isso , já há varias saidas implantação das linhas e substituição de outras. Por exemplo, 986-RIO DOCE (DERBY) SERIA A LINHA 986- RIO DOCE ( JOANA BAZERRA ), PERIMETRAL, COM LIGAÇÃO A ESTÃO DO METRÔ DE J. BEZERRA, JÁ TI. PELOPIDAS , PE22, ( PAULISTA , CRIAÇÃO DA LINHA 908- RIO DOCE ( PAULISTA ) E OUTRAS VARIAS E PEQUENAS MUDANÇAS .
O GRANDE RECIFE NÃO VER ISSO , ENTÃO NÃO PRECISA ESPERAR PELA INALGURAÇÃO DO TI. XANBÁ , PARA REALIZAR ESSAS MUDANÇAS , NÃO O TERMINAL DE RIO DOCE JA DA PARA ENTRAR NO SE SIM SÓ BASTA O CONSÓRCIO QUERER.
Com o inicio da operação do TERMINAL INTERGRADO DE RIO DOCE O SISTEMA DE TRANSPORTE VAI FICAR ASSIM...
CIRCULAR
966-RIO DOCE (CIRCULAR)
ALIMENTADORAS
881-CAENGA (RIO DOCE) (GETÚLIO VARGAS) ** ================(ÔNIBUS NORMAIS DA CAXANGÁ, POIS A LINHA E MUNICIPAL)
929-ALAMEDA PAULISTA (RIO DOCE) (MARANGUAPE 1)
960-MARIA FARINHA ( CASA CAIADA) ( RIO DOCE ) (Via Feira de Rio Doce)
960-MARIA FARINHA ( CASA CAIADA) ( RIO DOCE ) *
978-LOTEAMENTO CONCEIÇÃO (RIO DOCE )( PE-22)
924-JARDIM MARANGUAPE ( RIO DOCE ) (VIA MARANGUAPE 0 )
991-POTY (NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO)(PE-22) (RIO DOCE)
997- RIO DOCE ( JANGA )
999-LOTEAMENTO CASTA AZUL (RIO DOCE)
* - Esta Linha Atende em Horarios Pré Determinado a Feira de Rio Doce.
** - Linha Municipal da Cidade de Olinda , Que Ira ter Atendimento em Todas as Viagens ao Terminel Integrado de Rio doce Sendo Linha Municipal
Alimentadora.
INTERTERMINAL
908- RIO DOCE ( PAULISTA )
919- RO DOCE (PE-15)
925-RIO DOCE (XANBÁ)
RADIAL
981- RIO DOCE ( CONDE DA BOA VISTA )
983- RIO DOCE ( PRINCESA IZABEL )
987- RIO DOCE ( PRINCIPE )
PERIMETRAL
910- PIEDADE (RIO DOCE)
910- RIO DOCE (BARRA DE JANGADA) (Via Feira de Rio Doce ) *
920- RIO DOCE (CDU) ( VIA TI. CAXANGÁ )
930- RIO DOCE ( DOIS IRMÕS)
986- RIO DOCE (JOANA BEZERRA)
* - Esta Linha Atende em Horarios Pré Determinado a Feira de Rio Doce.
TOTAL DE LINHAS 21
CIRCULAR: 1 LINHAS
ALIMENTADORA: 9 LINHAS
INTETERMINAL:3 LINHAS
RADIAL : 3 LINHAS
PERIMETRAL: 5 LINHAS
Assim e que deve ser organizado o TERMINAL INTEGRADO DE RIO DOCE , oferecendo uma organização total do transporte, garantindo uma melhor qualidade aos usuarios de transporte
Gostaria de denunciar a linha de microônibus San Martin Boa Viagem; Os motoristas dessa linha estão mais pra cavalos do que pra cavalheiros. São absurdamente mal educados. Ainda acho que são loucos, porque não sabem que transportam pessoas, incluindo crianças, gestantes e idosos, eles acham que estão transportando sacos de batatas. Não sei o que faz a CTTU, que se diz responsável por essa linha assassina!
E quem são os profissionais que treinam esses brutos a trabalharem com seres humanos? Podemos chamá-los de profissionais das carnes ou dos legumes. Deveriam ser contratados pela ceasa.
Eles não dirigem; voam, Não falam; beram. Tenho a infelicidade de pegar esse maldito ônibus todos os dias e todos os dias, eu e dezenas de pessoas passamos por isso. Somos obrigados a por em risco as nossas vidas, por causa de motoristas mal preperados, que andam em alta velocidade e não respeitam nem os sinais de transito. Hoje mesmo, dia 07/02/12 peguei esse maldito ônibus, cai e machuquei meu braço, também uma senhora, por causa de uma freiada brusca do jumento que estava dirigindo a lata de sardinha.
Acorda CTTU!!!
Será que vamos ter que falar com a presidente do Brasil pra resolver essa questão???
Dia 01/02/2012, por volta das 8h30, presenciei vários veículos trafegando na via exclusiva para ônibus na Av. Caxangá (FOTOS ANEXAS). Enquanto seguia pela via permitida, durante um grande engarrafamento, verifiquei o ocorrido, a maioria taxistas.
Acho que Com a distribuição de linha o (TI.TIP-CURADO) Ficará assim.
CIRCULAR
304-TIP( CIRCULAR) (BR-408)
ALIMENTADORA
341-CURADO I (TIP)
351-CURADO II (TIP)
361-CURADO IV (RUA -14) ( TIP)
363-CURADO IV (AV. 01) (TIP)
308-TIP (CAXANGÁ) (JARDIM SÃO PAULO)
409-CAMARAGIBE (TIP)
410-SÃO LOUREÇO (TIP) CAPIBARIBE
RADIAL
301-TIP (CONDE DA BOA VISTA)
PERIMETRAL
309-TIP (JOANA BAZERRA)
900-TIP (OLINDA)
INTETERMINAL
219-JABOATÃO (TIP) (SANCHO)
230-JABOATÃO (TIP) (BR-232)
307-TI. TIP (TI. COSME E DAMIÃO)
309-TIP (CAXANGÁ) (BR-232)
15 LINHAS
CIRCULAR 01 LINHA
ALIMENTADORA 07 LINHAS
RADIAL 01 LINHAS
PERIMETRAL 02 LINHAS
INTETERMINAL 04 LINHAS
Trabalhando com afinco a o transporte na RMR irá crecer no ramô de transporte, com qualidade e desempenho, pra um transporte com corredores exclusivos de ônibus, e TI´S mais intelilentes, com viagens mais rapidas e ganho de tempo com (sei).
Acho que Com a distribuição de linha o (TI. SANTA LUZIA) Ficará assim.
CIRCULAR
107-SANTA LUZIA ( CIRCULAR)
ALIMENTADORA
106-PARQUE DA AERONALTICA (SANTA LUZIA)
110-IBURA (SANTA LUZIA)
204-JIQUIÁ (SANTA LUZIA) *
211-VILA TAMANDARÉ (SANTA LUZIA)
221-VILA CARDEAL E SILVA (SANTA LUZIA)
222-JARDIM UCHOÂ (SANTA LUZIA)
238-CAVALEIRO (SANTA LUZIA)
242-PACHECO (FLORESTA) (SANTA LUZIA)
243-VILA DOIS CARNEIROS (SANTA LUZIA)
* SÓ HOUVE A TROCA DE NOME DE 204-(SANTA LUZIA) LOTEAMENTO (JIQUIÁ), PARA 204-LOTEAMENTO JIQUIÁ (SANTA LUZIA), O INTINERÁRI CONTINUA O MESMO.
RADIAL
105-SANTA LUZIA (PRINCIPE) (CAIS DE SANTA RITA)
PERIMETRAL
101-SANTA LUZIA (BARRO)
156-SANTA LUZIA (AFOGADOS)
INTETERMINAL
147-SANTA LUZIA (TANCREDO NEVES)
14 LINHAS
CIRCULAR 01 LINHA
ALIMENTADORA 09 LINHAS
RADIAL 01 LINHAS
PERIMETRAL 02 LINHAS
INTETERMINAL 01 LINHAS
Trabalhando com afinco a o transporte na RMR irá crecer no ramô de transporte, com qualidade e desempenho, pra um transporte com corredores exclusivos de ônibus, e TI´S mais intelilentes, com viagens mais rapidas e ganho de tempo com (sei).
TERMINAL INTEGRADO DO AEROPORTO. (TI. AEROPORTO)
ACHO QUE AS LINHAS DO TI. AEROPORTO SERAM ASSIM....
CIRCULAR
045- AEROPORTO (CIRCULAR) (MASSANGANA PORTA LARGA)
ALIMENTADORAS
028- BARRA DE JANGADA (AEROPORTO)
065- (SHOPPING RECIFE) (AEROPORTO)
151- JARDIM JORDÃO (AEROPORTO)
152-JORDÃO BAIXO (AEROPORTO)
153-JORDÃO ALTO (AEROPORTO)
161- BRIGADEIRO IVI BORGES (AEROPORTO)
PERIMERAIS
020- CANDEIAS DOIS IRMÃO (AEROPORTO)
043- AEROPORTO (TACARUNA) (DERBY)
090-(AEROPORTO) (CDU) IPSEP)
115-AFOGADOS (AEROPORTO)
139- CABO (AEROPORTO)
INTETERMINAL
025- AEROPORTO (JOANA BEZERRA)
030- AEROPORTO (BARRO)
RADIAIS
033- AEROPORTO
035- AEROPORTO (PRINCIPE)
077- AEROPORTO (RUA DO SOL) (IMIP)
CIRCULAR: 01 LINHA
ALIMENTADORA: 06 LINHAS
PERIMETRAL:05 LINHAS
INTETERMINAL : 02 LINHAS
RADIAL: 03 LINHAS
TOTAL 17 LINHAS.
GRANDES INVESTIMENTOS E MELHORIA PARA POPULAÇÃO E AS COMUNIDADES DA RMR DE PERNAMBUCO , TRANSPORTE DE QUALIDADE, DESENVOLVIMENTO E DESEMPENHO COM OS USUARIOS.
O TI AEROPORTO SE FOR ORGANIZADO DESTE GEITO IRA COMTRIBUIR MUITO COM OS USUARIOS.
Acho que Com a distribuição de linha o (TI. COSME E DAMIÃO) Ficará assim.
CIRCULAR
465-COSME E DAMIÃO ( CIRCULAR)
ALIMENTADORA
419-MATRIZ DA LUZ (COSME E DAMIÃO)
420-MURIBARA ( COSME E DAMIÃO)
458-PENEDO (COSME E DAMIÃO)
449-LAGES (COSME E DAMIÃO)
446-UR-07 (CAMARAGIBE) (COSME E DAMIÃO)
477-SANTA TEREZINHA(COSME E DAMIÃO)
483-LOTEAMENTO SÃO JOÃO E SÃO PAULO (COSME E DAMIÃO)
487-VARZÉA FRIA (COSME E DAMIÃO)
496- CIDADE DA COPA (COSME E DAMIÃO)
RADIAL
458-COSME E DAMIÃO (PRINCIPE) (VIA DERBY)
459- COSME E DAMIÃO (CONDE DA BOA VISTA)
PERIMETRAL
495- COSME E DAMIÃO (MACAXEIRA)
498-COSME E DAMIÃO (CAXANGÁ)
INTETERMINAL
471-COSME E DAMIÃO (TIP) (BR-408)
484- COSME E DAMIÃO (CAMARAGIBE)
15 LINHAS
CIRCULAR 01 LINHA
ALIMENTADORA 09 LINHAS
RADIAL 02 LINHAS
PERIMETRAL 02 LINHAS
INTETERMINAL 02 LINHAS
Trabalhando com afinco a o transporte na RMR irá crecer no ramõ de transporte, com qualidade e desempenho, pra um transporte com corredores exclusivos de ônibus, e TI´S mais intelilentes, com viagens mais rapidas e ganho de tempo com (sei).
Acho que Com a distribuição de linha o (TI.LARGO DA PAZ) Ficará assim.
CIRCULAR
319-LARGO DA PAZ ( CIRCULAR) (AFOGADOS)
ALIMENTADORA
111-PINHEIROS (LARGO DA PAZ)
114-LAGOA DO ARACÁ (LARGO DA PAZ)
311-BONGI( LARGO DA PAZ)
215-JIQUIÁ (LARGO DA PAZ)
RADIAL
300-LARGO DA PAZ ( CONDE DA BOA VISTA)
PERIMETRAL
112-LARGO DA PAZ (BOA VIAGEM)
310-LARGO DA PAZ (PARNAMIRIM)
380-LARGO DA PAZ(SAN MARTIN) (VIA MUSTARDINHA)
INTETERMINAL
809- LARGO DA PAZ (XAMBÁ)
10 LINHAS
CIRCULAR 01 LINHA
ALIMENTADORA 04 LINHAS
RADIAL 01 LINHAS
PERIMETRAL 03 LINHAS
INTETERMINAL 01 LINHAS
Acho que Com a distribuição de linha o (TI.PRAZERES) Ficará assim.
CIRCULAR
192- PAZERES (CIRCULAR)BARRA DE JANGADA ( VIA PRAIAS)
ALIMENTADORA
179- JARDIM MURIBECA (CAPIVARA) PRAZERES
183- PONTE DOS CARVALHOS (PRAZERES)
193- CAJA( CORREGO DA BATALHA) (PRAZERES)
218- JABOATÃO SANTO ALEIXO (PIEDADE) (PRAZERES)
226-SOTAVE ( PRAZERES)
364-CURADO lV (PRAZERES)
RADIAL
176- PRAZERES (CONDE DA BOA VISTA)
PERIMETRAL
216- BARRO (PRAZERES) (BR-101)
INTETERMINAL
270- JABOATÃO (PRAZERES)
10 LINHAS
CIRCULAR 01 LINHA
ALIMENTADORA 06 LINHAS
RADIAL 01 LINHAS
PERIMETRAL 01 LINHAS
INTETERMINAL 01 LINHAS
Terminal Integrado do Cajueiro Seco.
Acho que Com a distribuição de linha o (TI.CAJUEIRO SECO) Ficará assim.
CIRCULAR
192- CAJUEIRO SECO (CIRCULAR)
ALIMENTADORA
164- CONJUNTO MARCOS FREIRE (CAJUEIRO SECO )
165- MURIBECA DS GUARARAPES (CAJUEIRO SECO)
167- COMPORTAS (CAJUEIRO SECO)
169- BARRA DE JANGADA (CURCURANA) (CAJUEIRO SECO)
193- CONJUNTO DOM HÉLDER (CAJUEIRO SECO)
RADIAL
163- CAJUEIRO SECO (CONDE DA BOA VISTA)
168- CAJUEIRO SECO (PRINCIPE) ( VIA DERBY )
PERIMETRAL
166- CAJUEIRO SECO ( AFOGADOS )
186- CAJUEIRO SECO (BOA VIAGEM)
INTETERMINAL
173- CABO (CAJUEIRO SECO)
188- BARRO (CAJUEIRO SECO) (BR-101)
12 LINHAS
CIRCULAR 01 LINHA
ALIMENTADORA 05 LINHAS
RADIAL 02 LINHAS
PERIMETRAL 02 LINHAS
INTETERMINAL 02 LINHAS
Postar um comentário