Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Projeto que autoriza o ingresso do transporte de Jaboatão no Grande Recife Consórcio de Transporte será apreciado até o fim deste ano

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Encaminhado para a Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes há dois meses, o projeto de lei que autoriza o município a ingressar no Grande Recife Consórcio de Transporte será votado até o fim do ano. A garantia foi dada pelo presidente da câmara, o vereador Manuel Pereira da Costa Neco. Ele afirmou que a proposta está sendo analisada pelas comissões técnicas da Casa e será submetida à apreciação dos vereadores em sessão extraordinária. Com a entrada do município no Grande Recife, a gestão do transporte do município passa a ser metropolitana, como já ocorre com o Recife e Olinda.

Atualmente, a relação entre o número de habitantes de Jaboatão e a oferta de ônibus disponível é totalmente defasada. Para se ter uma ideia, a população do Recife é de 1,5 milhão de pessoas e a frota de coletivos circulando na cidade é de 1.200 ônibus. Já Jaboatão possui 700 mil habitantes e apenas 50 ônibus. O serviço é complementado pelo transporte alternativo formado por 365 microônibus, que fazem a ligação entre os bairros.
“O sistema hoje é péssimo. Levei uma queda quando estava saindo de um dos micro-ônibus porque os motoristas não têm o menor respeito pelo usuário. Com a entrada no consórcio, acredito que o serviço vai melhorar”, afirma Neuza Cohene, 37 anos
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Evandro Avelar, ressaltou a importância de votar o projeto de lei o mais rápido possível. “Já passamos muitos anos segregados do sistema metropolitano de transporte, o que trouxe muitos prejuízos para a população. É como imaginar Jaboatão fora do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso é inconcebível nos dias atuais”, afirmou. Ele citou, por exemplo, a perspectiva de inauguração de dois terminais do Sistema Estrutural Integrado (SEI) no município: o primeiro em Cajueiro Seco, previsto para ser entregue no próximo mês, e o de Prazeres, que deverá ficar pronto até o fim do próximo ano.

“Com o funcionamento desses novos terminais, é fundamental que o sistema esteja integrado. São muitas as vantagens. Não só para os gestores, mas, sobretudo para o usuário”, ressalta. Avelar destaca que o transporte de Jaboatão passará a utilizar a bilhetagem eletrônica e fazer parte do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). “Além de permitir ao passageiro um número maior de viagens pagando uma única passagem, o bilhete eletrônico é essencial para o controle do poder público na operação do sistema de transporte. Com a bilhetagem, podemos monitorar o nível de eficiência do serviço com muito mais transparência”, explica.
“Acredito que o uso do bilhete eletrônico vai trazer muitas facilidades para o passageiro. Sei que a gente pode fazer mais de uma viagem, pagando a mesma passagem”, diz a moradora Leocina Oliveira, 29 anos
Filho do proprietário de um dos ônibus que possui permissão para realizar o transporte complementar, Ítalo José Borges, 18 anos, diz que o uso da bilhetagem eletrônica trará novos passageiros para o sistema. “Sem o cartão, estamos perdendo usuários. A aprovação da lei é urgente. Deveria ser uma prioridade para os vereadores”, afirmou.

Ítalo diz que bilhetagem eletrônica vai atrair novos passageiros
O presidente da câmara acredita que a proposta será aprovada sem maiores polêmicas. “Na minha avaliação, acho que não haverá restrições por parte dos vereadores. Há um consenso de que o projeto é positivo e trará benefícios para a população”, afirmou Manuel Pereira da Costa Neco.


Fonte: JC Online


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960