Novo corredor rápido de ônibus em Ipanema e no Leblon entra em operação no sábado

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sábado, Ipanema e Leblon ganham mais um corredor exclusivo para ônibus (BRS), na R. Prudente de Morais e Av. General San Martin. Haverá mudança no itinerário de 14 linhas. Não haverá abrigos para passageiros em 10 dos 14 novos pontos. A falta de espaço nas calçadas obrigou a Secretaria Municipal de Transporte a adotar totens para sinalizar essas paradas, que terão um piso especial, em alto relevo, para que cegos possam localizá-las.

Esses bairros agora contam com o sistema BRS tanto no sentido Leblon, como no Ipanema. Em agosto, foi inaugurado o corredor na Visconde de Pirajá e Ataulfo de Paiva.

Os
carros de passeio e táxis vazios só podem invadir a pista do BRS, sempre à direita da via, por um quarteirão, para dobrar na rua seguinte. Na primeira semana de mudanças no trânsito, ninguém será multado. Depois, quem insistir na irregularidade receberá multa de R$ 53,20 e três pontos na carteira. Haverá guardas municipais e câmeras. O objetivo do novo sistema é reduzir o tempo de viagem nos coletivos.
Novos ônibus


Passageiros têm que ficar atentos ao adesivo no para-brisa com a inscrição BRS 1, 2 ou 3, que identifica o ponto onde o ônibus vai parar. Dezoito coletivos novos — com dispositivo que impede parada fora do ponto — já circulam nos corredores exclusivos de Copacabana, Ipanema e Leblon. Na primeira quinzena deste mês, mais 70 entram em circulação na Zona Sul e, no mês que vem, mais 45. Os veículos são mais confortáveis e sacolejam menos.

Pista exclusiva no Centro em dezembro

O novo BRS de Ipanema e Leblon está integrado ao de Copacabana. O passageiro que embarca na Rua Barata Ribeiro chega até o Leblon mais rápido graças ao sistema BRS. Sem disputar espaço com carros, a viagem em coletivo fica mais rápida. Nesse trecho de Copa, o tempo no ônibus caiu de 19 para 11 minutos.
Quem embarca no sentido oposto, Leblon-Copacabana, já sente os efeitos também: só no trecho de Copa, a redução foi de 11 minutos.

Depois da Zona Sul, será o Centro que vai ganhar um corredor exclusivo de ônibus. Previsto pela Secretaria Municipal de Transportes para sair do papel em dezembro, a rota inclui as avenidas Rio Branco, Presidente Vargas (dois sentidos) e Rua Primeiro de Março.

No ano que vem, será a vez de a Zona Norte ganhar a via expressa. A novidade vai começar pela Avenida Marechal Rondon e Rua 24 de Maio, no Méier.


Mudanças nos itinerários de 14 linhas

Oito linhas de ônibus deixam de passar na Avenida Ataulfo de Paiva a partir de sábado. São elas:

438 e 439
Praça Atahualpa, Avenida Visconde de Albuquerque, Avenida Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico

522
Avenida Niemeyer, Avenida Visconde de Albuquerque, Avenida Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico

512 e 574
Rua General San Martin, Avenida da Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico.

503
O novo percurso para essa linha no Leblon é Rua General San Martin, Rua Rainha Guilhermina, Avenida Visconde de Albuquerque

591 e 593
Rua General San Martin, Avenida Bartolomeu Mitre
Outras mudanças rota:

525
Avenida Delfim Moreira, Avenida Epitácio Pessoa, Rua Visconde de Pirajá no sentido Ipanema

161, 511,573 e 583
Nessas quatro linhas de ônibus, o novo trajeto é Visconde de Pirajá, Rua Francisco Sá, Avenida Nossa Senhora de Copacabana

546
Av. Ataulfo de Paiva, Avenida Afrânio de Melo Franco, Rua General San Martin, Avenida Bartolomeu Mitre


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960