Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Ônibus BRT terá GPS, TV digital, internet sem fio, câmeras de segurança, computador de bordo, sistemas de indicação de parada audiovisual e gerenciamento de frota

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Quem não se lembra daqueles antigos ônibus da EMTU? Exatamente, aqueles em que nos sentávamos sobre o motor quando escolhíamos ser a turma do fundão durante as viagens urbanas e, de quebra, nos deixavam com cheiro de óleo queimado...
Mas os tempos mudaram e, por volta da década de 1990, nos deparávamos com modelos mais modernos, que traziam as mesmas lanternas do Volkswagen Gol, mas alojadas de maneira invertida.
Com o passar dos anos, as tecnologias e cabeças pensantes foram se aperfeiçoando e, claro, não podemos nos esquecer da alarmante piora na mobilidade urbana e da preocupação com o meio ambiente.

Dentro desse contexto, eis que surge o sistema BRT (sigla que vem de Bus Rapid Transit, ou ônibus de trânsito rápido, em português).
Esse tipo de transporte é encontrado em várias cidades espalhadas pelo mundo (acima de 600 mil habitantes) e, além de diminuir o tempo de viagem, a vantagem aqui é garantir mais conforto e comodidade aos passageiros - tarefa quase impossível nos dias de hoje. Para isso, a Marcopolo lançou o Viale BRT.

Após dois anos de pesquisas e desenvolvimento, o modelo chega ao mercado com design inspirado nos famosos trens-bala, tudo "para dar a ideia de segurança, fluidez, conforto e eficiência", diz o gerente de design da Marcopolo, Petras Amaral.

Na frente, além dos faróis em LEDs (com o Daytime Running Light, inédito no Brasil,que tem acendimento automático mesmo durante o dia), um dos maiores destaques deste coletivo é o para-brisa totalmente liso que, além da leveza no design, permite mais facilidade em termos de visualização do motorista.

Os espelhos retrovisores são integrados à carroceria e têm indicadores de direção. Já na traseira, nada de reaproveitar as lanternas de automóveis populares. Aqui, as luzes em LED formam filetes verticais que casam com o desenho da tampa posterior e do para-choque.

Vale destacar que a carroceria é feita em estrutura de aço e laterais em alumínio. Os vidros laterais são colados.
Na versão articulado 6x2, o modelo tem até 21 metros de comprimento e capacidade para 145 passageiros. Há também o 8x2, de até 23 metros e o biarticulado 8x2: 28 metros.
Com largura de 2,6 metros e 3,56 metros de altura, o veículo garante amplitude de espaço, pois a configuração das poltronas proporciona maior área livre e facilita a circulação de passageiros.
O sistema de ar-condicionado foi integrado ao teto. Há alto-falantes e espaço para propaganda nas laterais superiores.

No mais, o Viale BRT tem GPS, TV digital, internet sem fio, câmeras de segurança, computador de bordo, sistemas de indicação de parada audiovisual e gerenciamento de frota. Sem contar que o veículo é equipado com câmbio automático e, como no metrô, não se movimenta com as portas abertas.
Ainda há uma cabine individual para o motorista, novo painel, câmera de ré e sistema de indicação audiovisual de parada, disponível nos monitores do salão de passageiros.

De acordo com o diretor de operações comerciais para o mercado brasileiro da Marcopolo, Paulo Corso, a marca desenvolveu o Viale BRT com várias configurações e capacidades de passageiros, acessibilidade e altura da plataforma, tudo para atender às diversidades de cada município brasileiro."

Vagner Aquino
do Diário do Grande ABC

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960