Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Recife: Alargamento do Viaduto Capitão Temudo não resolve problema da mobilidade urbana na cidade

domingo, 7 de agosto de 2011

Muitos estão comemorando a inauguração do alargamento do viaduto Capitão Temudo, porém muitos destes que comemoram hoje, serão os mesmos que daqui a no máximo 03 anos estarão lamentando este viaduto novamente congestionado, aí será que a solução será um novo alargamento, quem sabe agora com 08 faixas para cada lado, e depois de mais 03 anos mais um novo alargamento.
O Recife possui, hoje, uma frota com cerca de 400 mil veículos registrados no município. Mas, diariamente, circulam 700 mil veículos pelas ruas e avenidas da capital pernambucana, devido à centralidade e polarização dos serviços.
Na última década, a cidade teve um aumento de 44% na sua frota, que causou uma forte pressão no sistema viário. A situação ainda é agravada pela entrada de 4 mil veículos novos por mês. E a situação tende a piorar se não tiver investimentos em transporte coletivo de fato e não apenas em discurso e papel, e para contribuir ainda com o caos no trânsito, o Governo Federal reduziu mais uma vez o IPI dos automóveis, já na questão da desoneração tarifária que vai fazer com que as passagens de ônibus baixem de preço, está emperrada.
Estamos vivendo o movimento São Paulo da década de 90, onde abrir estradas e avenidas, dando prioridade aos carros particulares foi considerado um dos maiores desastres da mobilidade da cidade, e o que se vê por lá, são avenidas super largas e com os mesmos engarrafamentos, a Cidade de São Paulo registra hoje a marca de mais de 7 milhões de carros pelas ruas num total caos, sem falar na poluição que prejudica milhões de pessoas com os gases da atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2).
São Paulo hoje tem cerca de 35% da frota de carros do Brasil, para se ter uma idéia, em horário de pico, o número gira em torno de 456 mil veículos nas ruas ao mesmo tempo somente na capital, e os engarrafamentos são noticiados quase que todos os dias com recordes e mais recordes. E nos últimos 10 anos é que a cidade começou a despertar um pouco com a priorização do transporte coletivo, com a criação de corredores de ônibus e Metrô.
Mas aqui em Recife, será que vamos ter que passar tudo o que os paulistanos passam até hoje, será que foi preciso uma Copa do Mundo para acordamos na questão da mobilidade urbana, o fato é que a cidade do Recife é carente de corredores de ônibus, e nos últimos 10 anos só foi entregue apenas o Corredor Leste-oeste da Conde da Boa Vista, e mesmo assim mal projetado, com paradas apertadas e sem identificação de linhas. Temos que nos contentar com o corredor da Caxangá e Av. Sul e só, e para complicar ainda mais a situação, estes poucos corredores são invadidos pelos carros particulares sem nenhuma fiscalização sequer da CTTU, e pra somar a tudo, a maior parte da população continuará usando os ônibus lotados em avenidas que não tem corredores nem faixas exclusivas para ônibus como a Mascarenhas de Moraes, Abdias de Carvalho, Rua 48, Agamenom Magalhães entre tantas outras até quando? Quem viver verá.

Clayton Leal / Blog Meu Transporte

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960