A faixa preferencial da Av. Conselheiro Nébias foi aprovada pelos passageiros de ônibus. Ativado no sentido Centro/praia, entre 17h e 20h, o corredor beneficiou cerca de 13 mil usuários de 15 linhas municipais, intermunicipais e seletivas que passam pela avenida. O principal objetivo da medida é estimular o uso do transporte público, pois menos carros nas ruas resultam em benefícios ao meio ambiente e melhoria da qualidade de vida. A faixa também permite que os ônibus se desloquem mais rapidamente, reduzindo o tempo das viagens dos passageiros.
A auxiliar de limpeza Neide Duque Souza vê benefícios com o corredor. “Os ônibus que circulam pela Av. Ana Costa estão mais rápidos. Espero que na Av. Conselheiro Nébias aconteça a mesma coisa. Quem usa ônibus, aprova”. A aposentada Consuelo Vasques Beiras compartilha da opinião. “Tenho 83 anos e uso bastante ônibus. Acho que os carros devem ceder espaço para os coletivos, para que tenham preferência nas grandes avenidas”.
Pesquisa – A ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) divulgou no ano passado relatório sobre os custos dos deslocamentos no país, concluindo que o transporte coletivo é o mais econômico em todos os aspectos apurados. Os dados mostram que o uso do ônibus implica em menos ocupação do espaço viário e menor consumo energético – o automóvel utiliza oito vezes mais espaço por passageiro transportado e consome 4,5 vezes mais energia que os coletivos. As motos alcançam primeiro lugar com relação à emissão de CO2, pois poluem 15 vezes mais que os ônibus. Segundo o levantamento, o custo de um acidente com moto é 19 vezes maior do que com os coletivos. Acidente envolvendo automóvel é 2,7 vezes mais em comparação ao veículo de transporte público.
Fonte: Prefeitura de Santos
0 comentários:
Postar um comentário