Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

No Rio, Corredor exclusivo de ônibus começa a multar, mas motoristas ainda cometem infrações

terça-feira, 15 de março de 2011

A Prefeitura do Rio começou ontem a multar motoristas que trafegam sem permissão nas duas faixas do corredor exclusivo de ônibus na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Carros de passeio, táxis sem passageiros e vans que circularem pelo BRS (Bus Rapid System) serão autuados por infração leve, e os motoristas perderão três pontos na carteira e pagarã R$ 53,20.

O balanço das multas aplicadas no primeiro dia só deverá ser divulgado hoje, segundo a Secretaria Municipal de Transportes. À tarde, a reportagem flagrou diversas irregularidades na via. “Não moro no Rio e não sabia desse corredor exclusivo. Acho que deveriam colocar mais placas avisando sobre isso”, argumentou o taxista Elton Teixeira, 28, de Iguaba Grande, na Região dos Lagos.

Ele parou para desembarcar passageiros do lado direito da avenida, próximo ao número 1.141, a poucos metros de uma placa avisando o horário de funcionamento do corredor. Perto dali, poucos minutos depois, outros dois táxis pararam irregularmente para apanhar clientes.

Ignorando a placa de proibido estacionar, um motorista de caminhão ficou pelo menos 45 minutos parado em frente ao Supermercado Pão de Açúcar. Ele só saiu do local depois de ser advertido por guardas municipais.
Ao longo da avenida, a todo momento, táxis sem passageiros trafegam no corredor BRS, saindo para a pista da esquerda somente quando se aproximam de um dos 11 radares que monitoram a via.

A secretaria garantiu, no entanto, que não adianta tentar burlar o sistema, porque toda é vigiada, inclusive nos espaços entre os radares.

Quem usa a Avenida Nossa Senhora de Copacabana diariamente afirma que a implementação do corredor BRS reduziu sensivelmente o tempo de viagem. “Antes, eu gastava mais de 20 minutos para cruzar a via. Agora, não levo nem 10 minutos”, elogiou o motorista do ônibus Eduardo Vasconcelos, 39.

“Dirigir afastado dos ônibus nos dá mais segurança”, afirmou a estudante de Biologia Janyra Mendes, 29.

Ontem, agentes da CET-Rio, guardas municipais e a Rio Ônibus ainda instruíam os motoristas. O próximo corredor exclusivo para ônibus — a ser implementado na Rua Barata Ribeiro, também em Copacabana — deve ser inaugurado no dia 26.

Punição é aplicada no segundo radar

Pelas regras da prefeitura, motoristas podem acessar o corredor para dobrar na primeira via que der mão à direita ou acessar garagens. Por isso, a punição só será aplicada se dois radares seguidos flagrarem o motorista no corredor. O sistema funciona de forma progressiva, ou seja, se passar pelo terceiro aparelho de fiscalização seguinte cometendo irregularidade, nova multa é aplicada.

Além dos ônibus, o BRS é destinado ainda a táxis dirigidos ou adaptados para portadores de necessidades e transporte escolar. O embarque e desembarque de táxis convencionais deve ser feito do lado esquerdo ou em ruas transversais.



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960