Um novo sistema de transporte coletivo começa a funcionar em Foz do Iguaçu a partir de sexta-feira (14). A proposta do novo consórcio é modernizar todo o serviço dando mais qualidade e conforto aos usuários. Entre as novidades está a nova frota com a idade média inferior a um ano, menor que a prevista no edital de licitação que é de quatro anos. Também será implantado um novo projeto de linhas com novas rotas e horários para otimizar o sistema, diminuindo o tempo de espera dos passageiros nos pontos de ônibus.
Através do cartão da bilhetagem eletrônica será possível o passageiro seguir o destino de uma região a outra da cidade pagando uma só passagem, mesmo que seja necessário utilizar mais de um ônibus. É a integração temporal. O passageiro desembarca em qualquer ponto e desde que possua o cartão eletrônico, entra no outro ônibus para seguir viagem em um mesmo sentido. Só pagará outra passagem na viagem de retorno. O tempo limite para sair de um ônibus e embarcar no outro será de uma hora. Outro foco do projeto é reduzir a superlotação.
O diretor de transportes do Foztrans, Fabiano Mayer, informou que a modernização conta ainda com implantação de aparelhos de GPS nos ônibus para ajudar na fiscalização do instituto. "Com isso, por meio de um programa de computação, a gente pode verificar o horário da passagem dos ônibus em cada ponto", afirmou. Estão previstas ainda melhorias nos pontos de ônibus, com o intuito de se proporcionar mais conforto e comodidade aos usuários. Os ônibus, além de integrarem uma frota de 80% nova, são dotados de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.
Mais investimentos - Na seqüência o município vai construir novos terminais. Além do TTU no centro, será construído o Terminal de Integração Leste, na Avenida João Ricieri Maran com Avenida Araucária, em Três Lagoas; o Terminal Norte, na Avenida Tancredo Neves, região da Vila C e Terminal Sul, na Avenida das Cataratas, próximo ao trevo de acesso à Argentina. Na região de Três Lagoas, os bairros adjacentes terão ônibus alimentadores trazendo os passageiros até a praça central, onde futuramente o Município instalará o terminal.
Fonte: ClicFoz
0 comentários:
Postar um comentário