Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Fortaleza, Metrô da Linha Sul deve operar até o fim do ano

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

As duas composições, verde com cor de gelo, uma ao lado da outra, saltam aos olhos de quem entra no Centro de Manutenção da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), em Pacatuba. Juntas, vão compor o primeiro trem do tão esperado Metrô de Fortaleza, que está em obras há 12 anos. A previsão, segundo a companhia, é que o veículo comece a transportar passageiros no segundo semestre deste ano, após os testes. O trem vai trafegar pela linha Sul, de Maracanaú ao centro da Capital.
  
Cada equipamento que vai formar a composição final possui três “caixas”. São dois compartimentos com uma cabine, em cada uma das extremidades, e um espaço central. A disposição das cabines permite que o trem transite, sem precisar fazer retorno. Cada trem possui 50 assentos acolchoados, mas pode levar até 450 pessoas. “Fizemos o cálculo de seis pessoas por cada metro quadrado”, explicou o gerente de Material Rodante, Montini Maranhão. Ao todo, com as duas composições juntas, o metrô terá capacidade de transportar até 900 passageiros.

Durante o trajeto, o veículo poderá atingir até 80 km/h. Além da rapidez, o ar-condicionado, as cadeiras acolchoadas e o bagageiro em cima dos assentos vão garantir o conforto dos passageiros. O novo meio de transporte tem também câmeras internas e externas, que contribuem para a segurança dos usuários. Da cabine, o piloto tem acesso às imagens do que está ocorrendo dentro e próximo ao trem. “O piloto vai poder ver se todos os passageiros já subiram”, exemplificou o gerente. Dentro do trem, existe ainda um sistema de som para comunicação entre piloto e passageiros.
 
Acesso
O sistema servirá também para orientar pessoas com deficiência visual. “Além do letreiro indicando as próximas estações, o sistema de som também fará isso para quem não pode ler”, detalhou Maranhão. As portas do trem são acessíveis. Além de largas, garantindo a entrada dos cadeirantes, possuem um sistema de alerta. Quando o trem está parado, as portas sinalizam um alerta luminoso para que o passageiro possa abrir. Depois de abertas, as portas centrais emitem um sinal sonoro, para orientar o acesso de pessoas com deficiência visual.
O alerta luminoso indica ainda quando o espaço destinado à cadeira de rodas está ocupado. Em cada um dos equipamentos que vão compor o trem, há dois lugares, com cinto de segurança, para cadeirantes. O novo meio de transporte funcionará com sistema elétrico. Três subestações do próprio Metrofor vão alimentar o trajeto. Os veículos foram fabricados na Itália.

Além do trem que já está em Pacatuba, chegarão mais 18 carros, que vão formar nove composições. O valor investido pelo Governo do Estado na compra dos trens foi de R$ 240 milhões.

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA
Depois de 12 anos em obras, o Metrô de Fortaleza finalmente começará a operar no segundo semestre de 2011. O primeiro trem que vai trafegar pelos 24 km da linha Sul, já está no Centro de Manutenção, em Pacatuba.

TREM X METRÔ

O termo metrô, comumente usado para designar um tipo de trem, não corresponde ao veículo e, sim, ao sistema.

Os trens que serão utilizados no Metrô de Fortaleza, por exemplo, são usados como trens urbanos na Itália.

No sistema de metrô, a capacidade de transportar passageiros é bem maior. A distância entre as estações é mais curta.

Os trens antigos funcionavam com motor a diesel. Já o trem do metrô é elétrico.

Por enquanto, o trem passa por testes estáticos.

Após o fim da eletrificação do trecho que fica entre as estações Virgílio Távora (Maracanaú) e Rachel de Queiroz (Pajuçara), prevista para 31 de março, começam os testes com o trem em movimento. - Gabriela Meneses

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960