Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Curitiba: Terminais de ônibus ainda são motivo de reclamação

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dezoito terminais de ônibus de Curitiba passaram ou estão passando por obras de ampliação e revitalização. De acordo com a Prefeitura, este foi o maior pacote de obras desde o início da construção dos terminais, na década de 1980. Foram ou estão sendo reformados os terminais do Centenário, Campo Comprido, Barreirinha, Caiuá, Boa Vista, Carmo, CIC, Portão, Boqueirão, Bairro Alto, Fazendinha, Sítio Cercado, Campina do Siqueira, Santa Felicidade, Capão Raso, Santa Cândida, Vila Oficinas e Pinheirinho. O pacote foi lançado ainda na gestão do ex-prefeito Beto Richa, com a expectativa de que o usuário teria maior conforto. Entretanto, os reparos que aconteceram nos equipamentos não foram suficientes ou adequados, na opinião de usuários.
Entre as principais mudanças estão a adequação das estações-tubo ao novo formato do ligeirinho Inter 2, agora articulado, e a inclusão de novas linhas de biarticulado. A reportagem esteve em alguns terminais de Curitiba e conversou com usuários do transporte coletivo. No Pinheirinho, onde foram investidos R$ 4,4 milhões na ampliação do terminal, o resultado não agradou totalmente. A analista de crédito Cleonice dos Santos Banzato mora no Capão Raso e trabalha ao lado do terminal. Ela reclama que as obras não trouxeram benefício ao terminal como um todo.

“A reforma foi feita, mas não foi visando melhorar o terminal, foi pensada para incluir uma nova linha de biarticulado, o Pinheirinho-Carlos Gomes. No outro lado, onde estão os alimentadores, o tumulto permaneceu”, critica Cleonice. Desde maio do ano passado a nova linha passou a funcionar e para isso foram construídas novas plataformas de embarque e desembarque. Além disso, houve reparos no túnel e no piso do terminal. “No horário de pico não tem como andar de ônibus, é um empurra-empurra, difícil de entrar no ônibus. Se a reforma tivesse sido feita em todo o terminal, visando todas as linhas, teria melhorado”, complementa a analista de crédito, apontando que não há espaço para todas as linhas e para os usuários.
Em outros terminais a situação é parecida. No Boqueirão, desde março deste ano, passou a funcionar a linha Ligeirão Boqueirão. Para a implantação do novo biarticulado, os terminais do Boqueirão, Carmo e Hauer passaram por reformas nas plataformas — sendo esta a obra mais significativa em cada um. A universitária Dafne Salvador mora no Boqueirão e passa pelo terminal todos os dias para ir até a universidade, no Cabral. Ela afirma que houve a melhora com as obras, mas elas ficaram restritas à área da linha do novo biarticulado. “Melhorou em relação à criação da nova linha, mas como os três ligeirões — o Boqueirão, o Ligeirão e o Circular Sul — param na mesma plataforma, fica um aglomerado de pessoas. De manhã, às 7 horas, a fila para o Ligeirão ocupa até metade do pátio do terminal”, comenta Dafne.

Fonte: Bem Paraná

Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960