Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Idosos terão roleta livre nos ônibus de BH

sexta-feira, 16 de abril de 2010


Acordo formalizado quarta-feira promete reduzir o sufoco e o aperto para os idosos em Belo Horizonte, pelo menos no transporte coletivo. Em vez de enfrentar o desrespeito e, muitas vezes, a falta de lugares no pequeno espaço reservado na dianteira dos ônibus, os maiores de 65 anos agora poderão passar pela roleta como os demais passageiros e sentar-se em qualquer dos assentos, com garantia de destinação de pelo menos 10% dos lugares do veículo.

Para exercer o direito sem pagar passagem, essa parcela da população, que já equivale a nada menos do que 285 mil pessoas apenas na capital, deve se cadastrar em postos da BHTrans para receber gratuitamente o cartão magnético que dará acesso ao benefício. A boa notícia é resultado do termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado entre Ministério Público, Prefeitura de BH, BHTrans e consórcios responsáveis pelo transporte público da capital.

O cartão representa, segundo a BHTrans, controle sobre a passagem dos usuários idosos pela roleta. “Muitas vezes, aquele espaço reservado tem poucas vagas e esses passageiros acabam ficando em pé”, comenta a promotora de Justiça de Defesa do Idoso Ana Paula Mendes Rodrigues.

De acordo com o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor José Antônio Baêta de Melo Cançado, é importante ressaltar que uma pessoa de outra cidade que use o transporte na capital não precisa se preocupar em ter o cartão. “Basta um documento de identidade, que o direito ao transporte está garantido”, explica.

A BHTrans definiu que o tíquete magnético só é exigido para os idosos que quiserem passar pela roleta.Somente em 14 de maio, 30 dias depois da assinatura do TAC, a novidade entra em vigor, mas ainda há prazo de 180 dias para que as mudanças sejam regulamentadas. A distribuição dos cartões magnéticos deverá ser providenciada nesse período.

Desde o ano passado, a BHTrans tem cadastrado os idosos usuários do transporte que querem receber o documento magnético. Até quarta-feira, eram 38 mil inscritos. Para se cadastrar, basta ir a um dos postos (veja quadro). Nenhum valor será cobrado, nem mesmo a segunda via do cartão. “Ele serve como um controle para as empresas”, destaca a promotora Ana Paula.

A mudança foi comemorada pelos beneficiados, que há anos esperam por melhorias. “O grande problema dos ônibus é que naquele espaço da frente, perto do motorista, não há muitas vagas. Em um coletivo que circula em horário de pico, a gente acaba viajando em pé, sem nenhuma segurança.

Há tempos esperamos por essa mudança. Mas, mesmo com ela, a carteira de identidade continua sendo o nosso principal passaporte”, comemora a vice-presidente do Movimento de Luta Pró-Idoso, Marizete Ribeiro Viana Teles.Usuária diária do transporte público da capital, Luzia Inácio do Santos, de 85 anos, ficou satisfeita com a notícia e lembrou que, além de melhorias no coletivo, é preciso mais respeito aos idosos. “Tem gente que nem se levanta para nos dar lugar”, reclama.

José Oscar Aguiar, de 78, também cobra mais educação dos outros usuários e respeito ao mais velhos. “Às vezes, nem mesmo os motoristas nos respeitam. Infelizmente isso tem ocorrido”, lamenta.

Fonte: UAI Notícias

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960