Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

G1 testa indicações da Prefeitura e do Google para pegar ônibus em SP

sexta-feira, 16 de abril de 2010


Saber em qual ônibus, trem ou metrô embarcar para seguir de um ponto a outro da capital paulista pode significar economia de tempo – e de dinheiro. Por causa disso, o G1 testou, durante quatro dias, duas das principais ferramentas disponíveis para obter informações sobre caminhos na cidade: o telefone 156, da Prefeitura de São Paulo, e a função “Como chegar”, do Google Maps. Foram dez percursos propostos, em todas as regiões de São Paulo. O resultado é que, se o paulistano ou o turista não prestar atenção em alguns detalhes, pode ficar longe de seu destino.

Dados da São Paulo Transporte (SPTrans) mostram que há cerca de 15 mil veículos de transporte público distribuídos em mais de 1.300 linhas na cidade. Para montar o “quebra-cabeça” com as melhores opções de ônibus, metrô ou trem para chegar a determinado destino, a central 156 utiliza o sistema da SPTrans, também disponível no site do órgão. Em alguns casos, há diferenças nos resultados das consultas entre os sistemas de busca da Prefeitura por causa de variáveis como tempo e custo do trajeto.
No final de 2008, a SPTrans forneceu seu banco de dados para o Google, que utiliza as informações em seu serviço “Como chegar”. Apesar de usarem os mesmos dados, o resultado das pesquisas pode ser bem diferente. “O que o Google faz é pegar esses dados, colocar no sistema e fazer a referência cruzada com a nossa base de mapas”, afirma Marcelo Quintella, gerente de produtos do Google Brasil. Ele diz que é levado em conta, por exemplo, se o terreno da região é íngreme, o que dificulta as caminhadas.
O G1 selecionou dez origens e destinos em todas as regiões da cidade. Pontos turísticos, como o Parque do Ibirapuera, shoppings, hospitais e fóruns espalhados na capital paulista serviram de referência. Em três dos casos, os itinerários indicados pela Prefeitura e pelo Google foram iguais, por isso a reportagem não os percorreu. Sete percursos acabaram realizados de ônibus e metrô e os tempos, cronometrados.

Vejam a reportagem completa no link abaixo:

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960