Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Modelos de Ônibus BRT são apresentados em Belo Horizonte

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, apresenta às 9h30 desta quinta-feira, 16, na sede da empresa – Av. Eng. Carlos Goulart, 900, Buritis, os primeiros modelos dos veículos que estão sendo avaliados para operar o Sistema de Transporte Rápido por Ônibus (BRT) na capital.

O BRT é um moderno sistema de transporte de alta capacidade, utilizado em grandes cidades do mundo como Pequim (China), Joanesburgo (África do Sul), Bogotá (Colômbia) e Los Angeles (Estados Unidos). Com características similares ao metrô, mas economicamente mais viável, os veículos do BRT são rápidos e possuem capacidade de transporte de passageiros quase três vezes maior do que os ônibus convencionais.

O Sistema BRT possui estações de transferência ao longo do itinerário de forma a permitir a cobrança externa da tarifa e embarque em nível, agilizando os tempos de embarque/desembarque; sistemas de controle informatizados, permitindo o acompanhamento da operação em tempo real; sistemas de informação ao usuário em tempo real; e circulação em vias exclusivas, minimizando as interferências com o tráfego geral.

As vantagens do BRT são as seguintes: redução nos tempos de espera, de embarque e de viagem; mais conforto; confiabilidade e segurança; facilidade de acesso, embarque em nível e em estações, pagamento antecipado e menor custo de implantação por quilômetro — cerca de 10% do custo de implantação do metrô, conforme a experiência internacional.

Implantações previstas em Belo Horizonte

Para a implantação do BRT em Belo Horizonte, já estão assegurados investimentos para as seguintes vias:

- Corredor Cristiano Machado – 2012
- Corredor Pedro II / Carlos Luz – 2013
- Corredor Antônio Carlos / Pedro I – 2012 (Pampulha - Centro) / 2013 (Vilarinho-Pampulha)


1 comentários:

Anônimo disse...

BRT? Não seria T.R.O? Porque Brasileiro são todos bobos heim!!! Tentando colocar essas siglas estrangeiras se esse povo nem está aí pra gente? Sera que nos E.U.A tem algumas homenagens da prefeitura para o povo BRASILEIRO???

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960