Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

São Paulo: Moradores da Zona Sul demoram até 4 horas para chegar ao Centro

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Moradores do Grajaú, na Zona Sul de São Paulo, gastam até quatro horas diariamente no transporte público para chegar ao Centro ou ao bairro de Santo Amaro, na Zona Sul. Linhas de ônibus que ligam o bairro aos dois destinos mudaram, trazendo transtornos para os usuários. Os passageiros precisam fazer a baldiação nos terminais e esperam até uma hora para embarcar.
Às 5h, no Terminal Varginha, os passageiros já fazem fila para entrar no terminal ou para embarcar nos ônibus. Das 4h às 7h, 100 mil pessoas passam pelo local.
Desde a mudança, os passageiros que moram no Grajaú e em Marsilac descem no terminal para pegar as linhas que seguem para o Santo Amaro e Centro. Em outubro, a SPTrans acabou com as linhas diretas dos bairros. Depois da mudança, o número de passageiros aumentou 30%.
Quem enfrenta essa maratona, reclama. “As filas acabam se juntando e ninguém sabe para onde vai. É um inferno isso aqui”, diz a babá Marli da Paz Santana. A diarista Antônia Flora de Lima Silva tenta recorrer aos fiscais. “A gente fala com eles e eles dizem que não podem fazer nada”.
O horário de pico não acaba. Quem aceita ir em pé, espera de 10 a 20 minutos. Quem faz questão de ir sentado, tem que esperar de 40 minutos a uma hora. De acordo com o superintendente de Serviços da SPTrans Eliaziário Barbosa, esse é o motivo principal para a formação de filas no terminal. “Nós estamos numa evolução em termos de transportes. São ônibus novos, com maior capacidade, tudo com uma visão maior. Além do transporte de passageiros, temos o trânsito em direção à cidade. Não adianta o passageiro embarcar sentado e ficar parado no trânsito. Ele indo em pé, não quer dizer que não está sendo transportado, está dentro desse direito de ele ser transportado.”
Ainda segundo o superintendente, a empresa trabalha com a possibilidade de um aumento da frota de ônibus. “Trabalha [com a possibilidade], mas não adianta a gente só aumentar a frota. Vai chegar uma hora que nós vamos colocar ônibus e não vai ter como circular com esse ônibus.”

Fonte: G1.com.br

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960