Moradores do Grajaú, na Zona Sul de São Paulo, gastam até quatro horas diariamente no transporte público para chegar ao Centro ou ao bairro de Santo Amaro, na Zona Sul. Linhas de ônibus que ligam o bairro aos dois destinos mudaram, trazendo transtornos para os usuários. Os passageiros precisam fazer a baldiação nos terminais e esperam até uma hora para embarcar.
Às 5h, no Terminal Varginha, os passageiros já fazem fila para entrar no terminal ou para embarcar nos ônibus. Das 4h às 7h, 100 mil pessoas passam pelo local.
Desde a mudança, os passageiros que moram no Grajaú e em Marsilac descem no terminal para pegar as linhas que seguem para o Santo Amaro e Centro. Em outubro, a SPTrans acabou com as linhas diretas dos bairros. Depois da mudança, o número de passageiros aumentou 30%.
Quem enfrenta essa maratona, reclama. “As filas acabam se juntando e ninguém sabe para onde vai. É um inferno isso aqui”, diz a babá Marli da Paz Santana. A diarista Antônia Flora de Lima Silva tenta recorrer aos fiscais. “A gente fala com eles e eles dizem que não podem fazer nada”.
O horário de pico não acaba. Quem aceita ir em pé, espera de 10 a 20 minutos. Quem faz questão de ir sentado, tem que esperar de 40 minutos a uma hora. De acordo com o superintendente de Serviços da SPTrans Eliaziário Barbosa, esse é o motivo principal para a formação de filas no terminal. “Nós estamos numa evolução em termos de transportes. São ônibus novos, com maior capacidade, tudo com uma visão maior. Além do transporte de passageiros, temos o trânsito em direção à cidade. Não adianta o passageiro embarcar sentado e ficar parado no trânsito. Ele indo em pé, não quer dizer que não está sendo transportado, está dentro desse direito de ele ser transportado.”
Ainda segundo o superintendente, a empresa trabalha com a possibilidade de um aumento da frota de ônibus. “Trabalha [com a possibilidade], mas não adianta a gente só aumentar a frota. Vai chegar uma hora que nós vamos colocar ônibus e não vai ter como circular com esse ônibus.”
Fonte: G1.com.br
0 comentários:
Postar um comentário