Carros em cima de calçadas são vistos com frequência
Um nome político para um cargo técnico. Com a diferença de que, desta vez, a indicação veio acompanhada da promessa de abrir concurso público para contratação de agentes de trânsito até o fim do ano e combater qualquer tipo de corrupção. Nesse contexto, foi anunciada, ontem (6), a engenheira elétrica Maria de Pompéia Lins Pessoa, 56 anos, como nova comandante da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), órgão responsável por gerir uma das áreas mais fragilizadas da atual gestão.
A nova presidente assumiu o cargo se dizendo consciente do sucateamento sofrido pela CTTU, que hoje tem menos de 300 agentes municipais, o mesmo efetivo de quando foi criada, em 2003, e apenas oito viaturas para a fiscalização de trânsito. Números que não condizem com a realidade de uma cidade que possui uma frota de 512 mil veículos e recebe mais 2.500 carros a cada mês.
Durante o anúncio da nova presidente, o prefeito João da Costa não quis informar a quantidade de agentes que serão contratados, mas garantiu que o objetivo é reestruturar o efetivo do órgão, adotando padrões técnicos. “Precisamos chegar ao patamar ideal tecnicamente que seria um agente para cada mil veículos. Sabemos que estamos longe e que para alcançar esses números precisamos duplicar o efetivo da CTTU. Mas é uma prioridade do governo e faremos as contratações gradativamente. Criei um grupo para organizar a formulação desse contrato e acredito que até dezembro estaremos abrindo as primeiras vagas”, afirmou. Hoje, o Recife tem um agente para mais de 1.700 carros.
O mesmo empenho foi prometido pelo prefeito para reequipar a CTTU. “Já determinei um levantamento das principais necessidades do órgão. Soube que temos mais de 500 pequenos projetos que estão parados. Quero viabilizá-los.” O sucateamento da CTTU avançou tanto nos últimos anos que, além de estar com o mesmo efetivo de agentes de trânsito de quando foi criado, o órgão necessita de funcionários em outras áreas essenciais ao planejamento da circulação. É o caso da engenharia de tráfego, que hoje tem um funcionário. No setor de projetos, são três. Já foram oito. Em 2003, eram 24 viaturas e 22 duplas de motos para a fiscalização de trânsito, quantidade que caiu para oito e seis, respectivamente.
Durante o anúncio da nova presidente, o prefeito João da Costa não quis informar a quantidade de agentes que serão contratados, mas garantiu que o objetivo é reestruturar o efetivo do órgão, adotando padrões técnicos. “Precisamos chegar ao patamar ideal tecnicamente que seria um agente para cada mil veículos. Sabemos que estamos longe e que para alcançar esses números precisamos duplicar o efetivo da CTTU. Mas é uma prioridade do governo e faremos as contratações gradativamente. Criei um grupo para organizar a formulação desse contrato e acredito que até dezembro estaremos abrindo as primeiras vagas”, afirmou. Hoje, o Recife tem um agente para mais de 1.700 carros.
O mesmo empenho foi prometido pelo prefeito para reequipar a CTTU. “Já determinei um levantamento das principais necessidades do órgão. Soube que temos mais de 500 pequenos projetos que estão parados. Quero viabilizá-los.” O sucateamento da CTTU avançou tanto nos últimos anos que, além de estar com o mesmo efetivo de agentes de trânsito de quando foi criado, o órgão necessita de funcionários em outras áreas essenciais ao planejamento da circulação. É o caso da engenharia de tráfego, que hoje tem um funcionário. No setor de projetos, são três. Já foram oito. Em 2003, eram 24 viaturas e 22 duplas de motos para a fiscalização de trânsito, quantidade que caiu para oito e seis, respectivamente.
Fonte: JC online
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