Pista exclusiva para ônibus em Vitória começa a funcionar na tarde desta quarta-feira

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A faixa exclusiva para ônibus na avenida Desembargador dos Santos Neves, na Praia do Canto, Vitória, será liberada após as 15h desta quarta-feira (13). A informação é do secretário de Transportes e Infraestrutura Urbana de Vitória, Fábio Damasceno.

A faixa, de cerca de 200 metros, servirá de acesso para a Reta da Penha no sentido Centro-Ufes. Os ônibus deverão seguir pelo corredor exclusivo e virar à esquerda. Os demais veículos devem seguir passando pela Praça do Cauê, no bairro Praia de Santa Helena, para acessar a avenida. Quem desrespeitar o corredor estará sujeito a multa de R$ 255.

Ainda segundo o secretário a medida deve beneficiar, principalmente, os usuários do sistema Transcol. "Vai auxiliar a população que utiliza o transporte coletivo. Vai diminuir o caminho e encurtar o tempo de viagem, porque ele passa a deixar de usar um quilômetro, fora o tempo que fica nos semáforos".

A administradora Ana Carolina Ferreira Silva, 25 anos, moradora da região, acredita que a faixa para os ônibus deve ajudar também os outros motoristas.

"A rotatória e pequena aqui no bairro Praia de Santa Helena e os ônibus atrapalham bastante. Por volta das 18h o trânsito não anda".

Havia expectativa de que a faixa fosse liberada para o trânsito de ônibus ainda na manhã desta quarta-feira. Por volta das 10h equipes da Guarda Municipal de Trânsito e de empresas de manutenção semafórica chegaram ao local maso horário para o início dos trabalhos ainda não havia sido estipulado.

Antes da liberação do corredor exclusivo os semáforos próximos ao Shopping Boulevard da Praia serão alterados. Quatro sinais luminosos permanecerão desligados durante o serviço e os motoristas devem ficar atentos. Agentes da guarda devem orientar os condutores.

Mais Notícias do Espírito Santo

Corredores exclusivos na Grande Vitória
A faixa localizada na avenida Desembargador dos Santos Neves é a primeira exclusiva para ônibus em Vitória e foi feita pela prefeitura da cidade. O secretário Damasceno explicou que o local foi escolhido por já possuir espaço suficiente.

O projeto de corredores exclusivos para ônibus na Grande Vitória é de responsabilidade do Governo do Estado. O trecho da Praia do Canto disponibilizado pela prefeitura da capital poderá ser integrado aos outros corredores que ainda serão implementados pelo Estado.

Com 52 quilômetros de extensão na Grande Vitória, o trecho prioritário dos corredores deve percorrer as vias onde há maior volume de congestionamento e por onde circulam as linhas troncais, que interligam os dez terminais urbanos do sistema Transcol: Jacaraípe, Laranjeiras, Carapina, Jardim América, Itacibá, Campo Grande, São Torquato, Ibes, Vila Velha e Itaparica.

Na semana passada a subsecretária de Mobilidade Urbana da Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas, Luciene Becacici, informou que o primeiro trecho dos corredores deve ficar pronto no final do ano que vem. Serão 8,5 km de pista exclusiva na avenida Talma de Freitas, na Serra, entre os terminais do sistema Transcol de Jacaraípe e Laranjeiras. Outra obra que está em andamento e prevê faixa exclusiva para ônibus está sendo realizada na avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960