Expansão das linhas deve obrigar prefeitura a reduzir número de coletivos que atendem a Santo Amaro e Ibirapuera. A expansão do metrô deve provocar um esvaziamento dos corredores de ônibus Ibirapuera e Santo Amaro. No primeiro, a redução da frota pode chegar à metade. No segundo, a quase 1/4.
A previsão é do estudo de impacto ambiental contratado pelo Metrô para a implantação do monotrilho da linha 17-ouro, que interligará a região do aeroporto de Congonhas a Jabaquara e Morumbi.
O principal impacto é previsto após a extensão da linha 5-lilás do metrô até a Vila Mariana e a Chácara Klabin, obra prevista para até 2014. A proposta de redução do número de ônibus que circulam pelos corredores exclusivos se deve à sobreposição.
Walter Sergio de Faria, coordenador técnico do projeto de estudo de impacto da linha 17 contratado pelo Metrô, diz que manter a mesma quantidade de coletivos no entorno das futuras obras sobre trilhos seria desperdício. "Não seria lógico. É tendência natural. Ônibus não pode ser concorrente", diz.
A SPTrans (órgão municipal que cuida do transporte coletivo) diz que irá aguardar a inauguração das estações para nortear mudanças. A SPTrans diz que, na avenida Paulista, os ônibus foram mantidos mesmo depois da construção do metrô. "
Todas as linhas que destinam ao centro da cidade terão alterações de frequência, pois sobrepõem em parte ao futuro traçado da linha 5-lilás e prosseguem por áreas não atendidas por esta linha", diz um trecho do documento de impacto ambiental que se refere a Santo Amaro.
A reorganização das linhas de ônibus é prevista também para as imediações da linha 4-amarela, que teve seu trecho de Faria Lima a Paulista entregue neste ano. A redução de coletivos nos corredores tende ainda a aumentar a pressão para a extinção das pistas exclusivas, devido à redução da demanda. A prefeitura não fala oficialmente na possibilidade.
Fonte: Folha de São Paulo
Fonte: Folha de São Paulo
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