Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Corredor de ônibus em Joinville ainda gera dúvidas sobre o uso das pistas

quarta-feira, 18 de agosto de 2010


Parece que foi ontem, mas um dos corredores de ônibus mais polêmicos de Joinville, o da rua João Colin, no Centro, completou dois anos. O Instituto de Planejamento (Ippuj) avalia como positivo o benefício das faixas exclusiva. O temor dos lojistas arrefeceu, embora a classe ainda tenha críticas ao modelo. Mas dúvidas sobre os corredores ainda persistem.

Uma das maiores dúvidas dos motoristas é sobre se os táxis podem usar as faixas. — Pode, sim, trafegar no corredor de ônibus, esclarece o diretor de trânsito da Companhia de Urbanização (Conurb), Eduardo Bartniak Filho.

A autorização específica para os táxis está no segundo artigo do texto, que é do Decreto Municipal 15.088, de dezembro de 2008. É este documento que regulamenta todo o funcionamento dos corredores de ônibus na cidade.

Com base nesse texto, em explicações de Bartniak e do diretor executivo do Instituto de Planejamento de Joinville (Ippuj), Vladimir Constante, “A Notícia” procurou responder a algumas das principais dúvidas dos motoristas que convivem diariamente com o trânsito de Joinville.

As condutas no trânsito não dependem só de leis, mas do bom senso de quem está na direção. Na hora de converter à direita, onde há corredor, por exemplo, o motorista deve sempre sinalizar com antecedência, reduzir e não fazer movimentos bruscos, orienta Eduardo Bartniak.

UM DE CADA VEZ

Não corte a frente dos ônibus, nem pare bruscamente na pista dos carros. Isso vale para os motoristas de todos os tipos de veículos. E, se por acaso alguém se atrapalhar, também não é motivo para uma discussão. Seja cortês. Você também pode errar.

BOM SENSO

Como não é possível manter um fiscal de trânsito em cada esquina onde há corredores de ônibus, para avaliar todas as situações que envolvem outros tipos de veículos, a Conurb sugere a paciência e, principalmente, o bom senso por parte dos motoristas.

CDL SUGERE EXPERIÊNCIA COLOMBIANA

Mesmo que as ruas João Colin e Blumenau não tenham sofrido enfraquecimento do comércio como aconteceu na avenida JK, onde está o corredor pioneiro de Joinville, o presidente da CDL, Raulino Esbiteskoski, é um crítico das faixas exclusivas pelo Centro. Ele insiste que houve perda aos lojistas do Centro, principalmente de estacionamentos.

Sobre a ampliação do corredor na 9 de Março, também é categórico. — A obra só sai se a Prefeitura apresentar um projeto à altura —, afirma. Esse projeto seria algo parecido com o que empresários e gestores públicos conheceram em viagem a Bogotá, na Colômbia, no começo do ano.

— Uma rua fechada aos carros, com calçadas largas, árvores, bancos e um corredor de ônibus no meio, de concreto e não que arrebente facilmente, como o da Blumenau —, exemplifica. O diretor executivo do Ippuj reconhece a necessidade de substituir o asfalto por concreto na Blumenau, mas diz que a Prefeitura ainda busca recursos para a melhoria.

OUTRAS INFRAÇÕES

O fato de poder – ou não poder – andar no corredor de ônibus não deve ser motivo para cometer outros tipos de infrações, como transitar em alta velocidade ou usar o corredor para ultrapassar outros veículos, pela direita.

GRANDES X PEQUENOS

Por lei, bicicletas devem andar na faixa de rolagem dos carros, mas como seria mais perigoso, a Conurb permite que ciclistas circulem, com cuidado, nos corredores onde não há ciclovias. Novamente, cabe o bom senso do motorista e do ciclista.



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960