Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Greve de ônibus em Fortaleza anunciada para quinta-feira

segunda-feira, 9 de agosto de 2010


Começou a contagem regressiva de três dias para uma nova greve de motoristas e trocadores de ônibus em Fortaleza. Será a segunda paralisação em menos de dois meses sem que o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado (Sindiônibus) cheguem a um acordo sobre a reajuste salarial desse ano. Os empregados querem 15% já os empresários de ônibus só oferecem 5,5%. No meio, o usuário do sistema do transporte público. À margem, a Prefeitura de Fortaleza que prefere não mediar.

A semana promete ser muita intensa para todos os lados. Ontem, muita gente aproveitou o domingo de sol e da tarifa social e encheu os terminais de ônibus com destino às praias e parques da cidade. A maioria se diz indignada e preocupada com o impasse; o anúncio da nova paralisação e, principalmente, o que pode resultar disso: confusão, quebra-quebra e possível reajuste das passagens.

Enquanto o impasse não é resolvido, Sintro e Sindiônibus trocam acusações e críticas à Prefeitura. Valdir Pereira, da direção da entidade representativa dos motoristas e trocadores, confirma que documento oficializando a paralisação a partir de quinta-feira será entregue hoje ao Sindiônibus e Etufor. Além disso, o Sintro prepara ações nas garagens e terminais.

Sobre a nota de esclarecimento da Prefeitura, o Sintro se defende e faz severas críticas, ao destacar que erra ao querer se manter afastada e não mediar a questão. Esse é o único ponto comum entre o Sintro e o Sindiônibus. Em relação à estratégia de mobilização do Sintro, a entidade se diz preparada.

AUMENTO DAS TARIFAS

Etufor diz que não cederá às pressões

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano (Etufor), divulgou nota de esclarecimento com relação à greve anunciada, afirmando que não cederá "às pressões para aumento de tarifa". De acordo com a nota, a atual gestão municipal defende que a população não pode ser prejudicada por conta da falta de diálogo entre trabalhadores e empresários do setor de transporte.

Desde 2005, diz, a Prefeitura prioriza políticas públicas para o setor. A tarifa foi congelada por mais de quatro anos. É, ainda hoje, a passagem com integração temporal mais barata do país. Foi criada a tarifa social, aos domingos, no Aniversário da Cidade e no Réveillon. A meia passagem ilimitada beneficia 600 mil estudantes - com a municipalidade bancando o custo das carteiras de 340 mil estudantes de escolas e universidades públicas. A gratuidade para pessoas com deficiência já atende mais de dez mil.

Ao mesmo tempo, a Prefeitura reafirma que não cederá a pressões que possam resultar em aumento da tarifa neste momento. "Não é justo que a população de Fortaleza arque agora com um aumento das passagens por conta deste impasse".Caso os sindicatos do setor não entrem em acordo, sugere a gestão, é necessário que os órgãos constitucionalmente responsáveis por este processo, como a Justiça do Trabalho e a Superintendência Regional do Trabalho, ajam de forma a resolver o conflito. "Ressalte-se que, desde o início da gestão, independente do preço da passagem, todos os anos motoristas e cobradores de ônibus obtiveram reajuste".

Destaca, ainda, que está intensificando o monitoramento dos coletivos e que, em caso de irregularidade, a denúncia deve ser feita pelo Fala Fortaleza: 0800-285-0880.

Fonte: Diário do Nordeste


1 comentários:

Unknown disse...

Acho um absurdo fazer greve. Quando acontece aqui em SP é um caos... Acho certo lutar pelos direitos e tals... mas qndo atrapalha o direito de um terceiro eu fico indgnada...

Enfim, recomendo a leitura deste artigo: http://blog.orestesquercia.com.br/paulistas-merecem-transporte-publico-de-qualidade/

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960