Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

São Paulo: Bibliotecas em estações emprestam livros em braile e em áudio de graça

sábado, 7 de agosto de 2010


As seis bibliotecas localizadas dentro de estações do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) possuem livros em braile e em formato de áudio (audiobooks), que podem ser emprestados gratuitamente pelos usuários. As bibliotecas fazem parte do programa “Embarque na Leitura”, idealizado e gerido pelo Instituto Brasil Leitor com apoio do Metrô e do Ministério da Cultura.

O objetivo é incentivar e disseminar o hábito da leitura entre os 5,5 milhões de usuários que passam diariamente pela rede de metrô e trens. Atualmente, o acervo em braile conta com cerca de 230 exemplares das mais diversas áreas. A biblioteca com o maior número de obras nesse formato é a da Estação Paraíso, com cerca de 100 títulos. Entre os livros mais retirados pelos usuários com deficiência visual estão “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna e “Os Cem Melhores Poemas do Século”, de Ítalo Moriconi.

As bibliotecas também contam com 250 audiobooks (em CD), que são uma opção tanto para pessoas com deficiência visual, quanto para quem apenas gosta de “ouvir” o livro no carro, no computador etc. Entre as obras mais retiradas estão “O Código da Vinci”, de Dan Brown e “O Monge e o Executivo”, de James C. Hunter.

A unidade da Estação Santa Cecília do Metrô conta também com um balcão adaptado para as pessoas com deficiência. As bibliotecas “Embarque na Leitura” reúnem mais de 23 mil títulos no Metrô e na CPTM.

Onde ficam as bibliotecas Estações de Metrô

• Paraíso (linhas 1-Azul e 2-Verde)• Tatuapé (Linha 3-Vermelha)• Luz (Linha 1-Azul)• Largo Treze (Linha 5-Lilás)• Santa Cecília (Linha 3-Vermelha). Estação da CPTM• Brás (linha 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira transferência livre pela Linha 3-Vermelha do Metrô).

Como emprestar

As seis bibliotecas possuem cadastros independentes, mas o procedimento para realizá-los é o mesmo: o interessado deve apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), comprovante de residência recente (original e cópia) e foto 3X4. Menor de 18 anos deve estar acompanhado de um dos pais ou responsável. Cada leitor receberá uma carteirinha de identificação com foto e código de barras. Só pode ser retirado um livro por vez.

O empréstimo pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Os livros devem ser devolvidos em 10 dias em qualquer horário, na caixa coletora localizada na lateral das bibliotecas ou nos balcões das bibliotecas, durante o horário de funcionamento. Os livros só podem ser devolvidos na mesma unidade em que foram retirados.

Fonte: METRÔ - SP



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960