Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

População sofre com transporte em Americana-SP

quinta-feira, 29 de julho de 2010


A queda de braço entre a Prefeitura de Americana e as empresas concessionárias do transporte coletivo urbano dá sinais de que ainda vai se arrastar por muito tempo. Um lado reivindica aumento no valor da passagem, o outro cobra a instalação de cobertura nos pontos de ônibus e os passageiros, o lado que realmente importa nessa disputa, ficam a ver navios, esperando, como sempre, melhorias no transporte coletivo. E está difícil de acontecerem.
Não é de agora que as 30 mil pessoas que dependem diariamente de ônibus em Americana aguardam que alguma coisa finalmente seja feita em prol do transporte coletivo urbano do município. E não é à toa. Basta dar uma volta de ônibus pela cidade para perceber que o sistema é carente de benfeitorias. Mudanças foram anunciadas ao longo dos últimos anos, mas não saíram do papel.
A expectativa de que a alteração no contrato - de permissão para concessão - ocorrida há três anos fosse ser revertida em melhorias não se concretizou. E por um motivo aparentemente simples: segundo a Prefeitura, as empresas não cumprem o contrato. Ora, mas contrato não é para ser cumprido? É, mas em Americana nem com queda de braço entre os dois lados isso vem ocorrendo.
A cobertura nos pontos de ônibus é apenas um exemplo. Desde o início do ano passado, a Prefeitura negocia, sem sucesso, a implantação dos abrigos nos pontos de embarque. A instalação do sistema integrado de transporte - com apenas uma passagem o usuário pode usar mais de um ônibus no trajeto do seu destino - é outro benefício para os passageiros assegurado em contrato. Ele deveria estar funcionando há dois anos, mas o atraso na sua implantação só faz crescer com estimativas e previsões de prazo que nunca se concretizam.
Se as concessionárias não cumprem o que prometeram, ao invés de travar luta de braço a Prefeitura de Americana deveria recorrer a caminhos legais para garantir o direito dos usuários do transporte coletivo a um serviço de qualidade. Afinal, por quanto tempo mais os americanenses que dependem de ônibus terão de tomar chuva e sol em pontos desprotegidos? Por quanto tempo terão que esperar para ter ônibus novos e confortáveis que justifiquem o preço cobrado pela tarifa?
Infelizmente, tais perguntas seguem sem resposta, provando que a briga entre Prefeitura e concessionárias é, acima de tudo, um desrespeito aos passageiros.

Fonte: O Liberal

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960