Os usuários do transporte coletivo em Manaus têm mais uma reclamação. Além do estado dos ônibus, da demora e da superlotação, agora os passageiros sofrem com a falta de iluminação nos terminais de integração dos coletivos. Um dos locais mais prejudicados é o Terminal 4, na zona Leste de Manaus, onde as passarelas de acesso e as plataformas dos ônibus.
Com o tráfego diário de cerca de 60 mil pessoas, segundo o Sinetram, o Terminal 4 está às escuras há meses. Segundo o ambulante João de Oliveira, que trabalha no terminal há quatro anos, a falta de iluminação é um problema que existe desde o começo do ano. “Há uns seis meses estamos nessa situação. E o pior é a falta de segurança. Passa até gente armada por aqui”, afirmou o autônomo, que contou ainda que os casos de roubo de celulares tem aumentado.
Para trabalhar no local, Oliveira e outros ambulantes improvisaram, conseguiram puxar energia do lado de fora do terminal e ligaram lâmpadas nas bancas. Mesmo assim, o movimento tem diminuído. “As vendas pioraram. Teve dia que tivemos que trabalhar com velas, porque nós não podemos parar”, comentou.
A falta de segurança devido a escuridão também é motivo de preocupação para a cobradora Célia Maria. Devido a falta de iluminação, ela contou que tem receio de andar pela área das plataformas dos passageiros porque constantemente escuta relatos de assalto. “Além do trauma, geralmente nós andamos com a renda da rota do ônibus, então é mais perigoso ainda pra quem é cobrador”, explicou.
Entre os casos de roubo no Terminal 4, Célia contou que uma outra cobradora chegou a ser abordada por um assaltante dentro do ônibus, quando o veículo estava parado dentro do terminal. “Nós precisamos de policiamento. A maioria desses casos são cometidos por adolescentes e a presença dos policiais no terminal vai diminuir esses assaltos”, afirmou.
A Assessoria do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) informou que será realizada uma limpeza geral no terminal e dentro de 15 dias será realizada a manutenção.
Fonte: Portal Amazônia
0 comentários:
Postar um comentário