Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em três anos, frota deve chegar a 22 milhões de veículos no Estado de São Paulo

domingo, 18 de julho de 2010


No espaço que em São Paulo atualmente existem dez veículos, haverá cerca de 12 daqui a três anos, segundo projeção do governo do Estado, publicada na quarta-feira (14) no Diário Oficial. Hoje, segundo o governo, a frota paulista é composta de 18,38 milhões de veículos. Até 2013, o número deve chegar 22,27 milhões, um aumento de 21%.

A previsão preocupa especialistas consultados pela reportagem, que dizem não haver estrutura no Estado para abarcar esse aumento na frota. O crescimento de carros é dez vezes maior que o da população paulista.

Entre o Censo de 1991 e o de 2000 (os dois mais recentes), a população do Estado de São Paulo aumentou 1,82%. A previsão da frota foi feita pela Secretaria da Fazenda para calcular a arrecadação do Estado com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que também crescerá.

Em 2010, o Estado deve receber R$ 9,3 bilhões com o imposto. Em 2013, o total pode chegar a R$ 11,1 bilhões, aumento de 19%. Para o professor de engenharia de tráfego e transporte urbano da universidade Mackenzie João Cucci Neto, o crescimento é inevitável, pois o transporte coletivo não é confiável.

– As pessoas hoje, na primeira oportunidade, migram para o transporte individual. Falta conforto e pontualidade [no transporte público], principalmente nos ônibus.

Interior

O consultor de trânsito da Hora H Engenharia & Marketing Horácio Figueira aponta que o interior do Estado deve sofrer mais com o crescimento da frota.

– Os municípios do interior não têm cultura de estrutura ferroviária e de metrô. Cidades como Campinas e Ribeirão Preto já estão enroladas.

Solução

Ambos os especialistas veem uma ênfase do governo estadual no investimento de transporte sobre trilhos, mas apontam que é necessário também aumentar a capacidade dos ônibus. O professor Cucci Neto diz que seria necessário reformular o traçado das linhas de ônibus nas cidades que sofrem com congestionamento.

Segundo ele, diversos estudos de mobilidade urbana apontam que o ideal é ter uma linha tronco com fluxo ininterrupto de ônibus nas principais ruas. Já as rotas de bairros e ruas auxiliares deveria ser feita por coletivos menores, como micro-ônibus.

Figueira concorda com o professor e acrescenta que a prioridade deve ser do transporte coletivo, que tem capacidade para deslocar mais pessoas, com ênfase na criação ou ampliação dos corredores de ônibus.

Fonte: R7.com

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960