A metrópole costeira de Shanghai localiza-se na parte oriental da China. Nos últimos anos, a fim de cobrir a demanda por transportes de seus 18 milhões de habitantes e para garantir um bom fluxo durante a Expo Mundial de 2010, o governo local adotou a estratégia de priorizar o transporte público via metrô. A seguir, ouça uma reportagem da CRI sobre o assunto:
O desenvolvimento do sistema metroviário de Shanghai é uma medida de alta importância, pelas vantagens que esse tipo de transporte possui: praticidade, rapidez, economia de energia e proteção ambiental. Liu Min, porta-voz da Administração Municipal de Transportes da cidade, nos conta que o desenvolvimento do metrô é fundamental para aperfeiçoar o trânsito urbano.
"Shanghai desenvolverá de forma prioritária o transporte sobre trilhos, porque poderemos aproveitar plenamente os espaços subterrâneos, enquanto incentivamos os cidadãos a utilizarem este meio de transporte. Desta forma, serão atenuados de forma significativa os engarrafamentos na cidade. O metrô é rápido, seguro e pontual. No futuro, será o principal meio de transporte público de Shanghai. Acima de tudo, planejamos estabelecer um sistema integrado, composto pelo transporte sobre trilhos, que é o suporte principal, os ônibus que formam a base e os táxis como suplementos."
O desenvolvimento do sistema metroviário de Shanghai é uma medida de alta importância, pelas vantagens que esse tipo de transporte possui: praticidade, rapidez, economia de energia e proteção ambiental. Liu Min, porta-voz da Administração Municipal de Transportes da cidade, nos conta que o desenvolvimento do metrô é fundamental para aperfeiçoar o trânsito urbano.
"Shanghai desenvolverá de forma prioritária o transporte sobre trilhos, porque poderemos aproveitar plenamente os espaços subterrâneos, enquanto incentivamos os cidadãos a utilizarem este meio de transporte. Desta forma, serão atenuados de forma significativa os engarrafamentos na cidade. O metrô é rápido, seguro e pontual. No futuro, será o principal meio de transporte público de Shanghai. Acima de tudo, planejamos estabelecer um sistema integrado, composto pelo transporte sobre trilhos, que é o suporte principal, os ônibus que formam a base e os táxis como suplementos."
No final da década de 50, Shanghai planejou a construção de seu metrô e, desde então, foi realizada uma série de testes. Em 1995, a primeira linha entrou em operação. Zhu Husheng, vice-presidente da corporação Shentong, participou desde o início do planejamento e da construção. Ele recorda o que sentiu ao ver a obra concluída:
"Tivemos sentimentos muito profundos naquele momento. Finalmente Shanghai tinha sua própria linha de metrô, cumprindo assim o sonho de várias gerações nossas, os trabalhadores de transporte ferroviário. Foi uma grande satisfação para nós vermos nossa obra completa."
Desde então, o transporte sobre trilhos de Shanghai passou por grandes avanços. Até o fim de 2007, doze anos depois do início das operações da primeira linha, a cidade concluiu a construção de oito linhas, com uma extensão total de 234 quilômetros. A cifra a coloca entre as cidades mais avançadas do mundo neste tipo de transporte. Os habitantes do município comentam que o sistema melhorou muito suas condições de locomoção:
Além do metrô, o governo municipal também dá muita atenção aos ônibus. Foi adotada uma série de medidas, como melhorias no planejamento, implantação de corredores expressos para ônibus, criação de mais linhas interligadas ao transporte sobre trilhos, o incremento dos subsídios para empresas de ônibus e a gratuidade para os habitantes com mais de 70 anos de idade.
Em 2010, Shanghai sediará a Expo Mundial. Estima-se que mais de 70 milhões de turistas chineses e estrangeiros chegarão à cidade. O governo municipal está construindo uma linha específica que chega ao local deste importante evento e, antes de 2010, outras três serão abertas para o mesmo fim. Liu Min assegurou que o transporte público da cidade atenderá à demanda da exposição.
"Elaboramos um plano de transporte público para a Expo Mundial que já começou a funcionar. Durante o evento, nosso setor se encarregará da maior parte do serviço de transporte dos turistas provenientes de todo o mundo."
"Tivemos sentimentos muito profundos naquele momento. Finalmente Shanghai tinha sua própria linha de metrô, cumprindo assim o sonho de várias gerações nossas, os trabalhadores de transporte ferroviário. Foi uma grande satisfação para nós vermos nossa obra completa."
Desde então, o transporte sobre trilhos de Shanghai passou por grandes avanços. Até o fim de 2007, doze anos depois do início das operações da primeira linha, a cidade concluiu a construção de oito linhas, com uma extensão total de 234 quilômetros. A cifra a coloca entre as cidades mais avançadas do mundo neste tipo de transporte. Os habitantes do município comentam que o sistema melhorou muito suas condições de locomoção:
Além do metrô, o governo municipal também dá muita atenção aos ônibus. Foi adotada uma série de medidas, como melhorias no planejamento, implantação de corredores expressos para ônibus, criação de mais linhas interligadas ao transporte sobre trilhos, o incremento dos subsídios para empresas de ônibus e a gratuidade para os habitantes com mais de 70 anos de idade.
Em 2010, Shanghai sediará a Expo Mundial. Estima-se que mais de 70 milhões de turistas chineses e estrangeiros chegarão à cidade. O governo municipal está construindo uma linha específica que chega ao local deste importante evento e, antes de 2010, outras três serão abertas para o mesmo fim. Liu Min assegurou que o transporte público da cidade atenderá à demanda da exposição.
"Elaboramos um plano de transporte público para a Expo Mundial que já começou a funcionar. Durante o evento, nosso setor se encarregará da maior parte do serviço de transporte dos turistas provenientes de todo o mundo."
0 comentários:
Postar um comentário