Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Passageiros do transporte de São José levam reclamações contra estação de conexão à Justiça

domingo, 6 de junho de 2010


Com menos de um mês de funcionamento, a ECO - Estação de Conexão, implantada na zona leste de São José dos Campos, ainda divide opiniões. Um grupo de passageiros fez um abaixo assinado com as reclamações e encaminhou à Justiça pedindo melhorias.

Pela manhã, bem cedo, o movimento é grande. Tanto de passageiros como de ônibus na estação de conexão do Campos de São José, zona leste. Desde o começo de maio os moradores vêm de 11 bairros próximos para esse ponto e dali seguem viagem para o centro. Na volta para casa o caminho é inverso.

A novidade tem pouco mais de 20 dias e muita gente ainda não se acostumou. “O problema é daqui pro meu bairro. Tem que colocar ônibus a mais”, diz Isabel de Andrade. “Às vezes você chega aqui e não tem ônibus encostado, aí você vai ficar esperando? Vai a pé. Tá horrível mesmo”, diz a passageira Daniele Alves.

A estação de conexão foi implantada para facilitar o transporte dos moradores. Com linhas que não param em todos os pontos, a idéia é chegar mais rápido ao destino. O objetivo é que o passageiro pague somente uma passagem, mesmo pegando vários ônibus Mas o problema é que ainda no começo nem tudo funciona bem. O cartão eletrônico, por exemplo, nem todos tem.

Os passageiros insatisfeitos com o novo sistema já fizeram um abaixo-assinado e um documento com as principais reclamações dos problemas do serviço e encaminharam ao defensor público. Eles esperam que a Justiça negocie com o município algumas mudanças.

“Nós vamos dimensionar este prejuízo e verificar quais as medidas mitigadoras que possam diminuir estes problemas e levar ao poder público ou ao judiciário, caso não seja feito um retorno ao sistema anterior ou uma melhora deste atual”, explica o defensor público Jairo de Souza. Segundo o secretário de Transporte, eles aceitam sugestões para melhorar o serviço.

“A prefeitura em momento algum se coloca em uma postura de não ter que alterar alguma coisa. A atenção é melhorar o serviço para o usuário”, diz o secretário Anderson Ferreira. O defensor público sugere ainda a criação de um plano diretor do transporte público. “São José tem um problema estrutural, que é a falta de um plano diretor para um transporte urbano.

Este plano é obrigatório para cidades com mais de 500 mil habitantes e a cidade não tem este plano. Tudo isso deveria ser discutido e planejado junto com a população, e não imposto pelo poder público”, diz o defensor. Segundo o secretário de Transportes, já está em andamento uma pesquisa para avaliar o serviço na cidade, que servirá de base para o plano diretor do transporte público.

Fonte: VNews

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960