O projeto “Transporte Urbano e População Idosa: Construindo uma nova relação”, idealizado pela Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso com o objetivo de fortalecer a formação cidadã de motoristas, cobradores e permissionários do serviço de transporte coletivo urbano de Natal, terá sua primeira ação iniciada hoje (14) com a capacitação de 400 funcionários da empresa de ônibus Guanabara.
“A intenção é sensibilizar e conscientizar os funcionários sobre a situação do idoso. Para que eles possam enxergar essa relação do ponto de vista do idoso, serão adotadas metodologias lúdicas que vão colocar os motoristas e cobradores no papel do idoso que, por exemplo, pede parada e não é atendido”, esclarece a Promotora de Justiça Iadya Gama Maio.
As oficinas serão ministradas de 14 a 30 de junho, a partir das 9h, na empresa de Empresa de Transportes Guanabara (Av. Capitão Mor Gouveia, 125, Quintas). A data de início da capacitação foi escolhida para marcar o Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho.As questões envolvendo idosos e o transporte público têm gerado um grande número de reclamações na Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso.
“São muitos casos relatados toda semana noticiando desde motorista que ignoram o pedido de parada a quedas e desrespeito”, afirma Iadya Gama, lembrando que para o ano de 2010 o Conselho Nacional do Idoso elegeu o tema “violência e transporte” como principal foco a ser trabalhado.
Fonte: Tribuna do Norte
0 comentários:
Postar um comentário