Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Conheça 11 curiosidades sobre as linhas de ônibus de Manaus

domingo, 17 de janeiro de 2016

transporte público coletivo de Manaus tem inúmeras curiosidades e fatos que são desconhecidos pelos usuários. O Portal Amazônia pediu ajuda do idealizador do projeto "Na Parada Manaus – Guia do Transporte Coletivo", Diego Araújo, para organizar 10 curiosidade das linhas ônibus para você, confira. 
Manda Brasa?

Foto: Sandro Franco/Colaborador Na Parada


Muita gente já deve ter se perguntado o que seria: Manda Brasa. Esse destino consta no itinerário da Linha 111, pertencente ao bairro Santo Antônio. Seria uma rua? Um bairro? Na verdade, há muito tempo, os moradores dividiram o bairro em três etapas, dando nome a cada uma delas de acordo com suas características: o Santo Antônio Manda Brasa que era a parte do bairro próxima da antiga casa de show "Manda Brasa" , o "Santo Antônio Igreja" que é a área próxima a igreja de Santo Antônio e "Santo Antônio Areal" era em um local onde se tinha muita areia.
É tudo por zona!
Logo quando os coletivos passaram a ser conhecidos por numeração (ainda nos anos 90) pensou-se em uma categorização por tipos de linhas e zonas da cidade. Cada zona receberia um prefixo de numeração dos respectivos bairros e, ainda hoje, alguns mantém-se e outros foram adequados e começaram a fugir do padrão estipulado.
Linhas Circulares: 001-016
Linhas alimentadoras (levam do bairro até terminais do extinto Expresso): 028-095
Zona Oeste: Entre 100-200
Zona Centro-oeste: Entre 100-200
Zona Norte: Linhas Ente 300-400
Zonas Leste: Entre 500-600
Zona Centro-Sul: Grande maioria 500
Zona Sul: Entre 600-700
Aqui você entra de graça!

Foto: Sandro Franco/Colaborador Na Parada


Existem algumas linhas na cidade onde o usuário não precisa pagar a tarifa. São as chamadas de integração ou coletoras, ou seja, são responsáveis em transportar as pessoas a partir de locais próximos ou entre terminais de integração. São elas: Integração T1-T2, Integração Ufam e Coletora Parque Santa Etelvina.
Cadê o cobrador?
Tem aquelas linhas que não possuem cobradores, como e o caso da 003, 050, 402, 403 e 502. São linhas especiais que contam, na maioria das vezes, com baixa demanda de usuários e possibilita ao motorista assumir a dois papéis simultaneamente.
Diz que vai, mas não vai
E quando o itinerário diz que vai para um local e a linha não passa nem perto? Complicado né? Pois é, temos alguns casos pontuais:
No itinerário da Linha 010 conta como título ‘Norte Sul’, porém a mesma não passa em nenhum bairro localizado na zona Norte da capital, mas o nome se popularizou e permanece até os dias de hoje.
A linha 040 deixou a anos de atender ao núcleo 7 da Cidade Nova, mas mesmo assim até hoje ele consta como trajeto único e principal
A linha 519 não entra mais no Conjunto Acariquara (São José), mas será sempre a ‘’aquariquara’’, porém a linha não circula mais no conjunto há anos.

Foto: Sandro Franco/Colaborador Na Parada


Muita gente desconhece a ‘’Ponte da Bolívia’’, destino que consta na linha 305. Porém, o antigo balneário da cidade localizado antes da barreira no bairro Santa Etelvina hoje faz parte da comunidade União da Vitória.
Um vai e o outro vem!

Foto: Sandro Franco/Colaborador Na Parada


As linhas interbairros – 001 e 002 e as circulares 014 e 016 que são aquelas que operam em inúmeros bairros da cidade fazem trajetos opostos, ou seja, enquanto uma vai, a outra volta por praticamente o mesmo trajeto. Já pensou se elas fizessem o mesmo trajeto de ida e volta?
A e B?
Existem as linhas que recebem a mesma numeração mas possuem dois trajetos distintos em alguma parte de seu itinerário como é o caso por exemplo das Linhas 600 e 126. Esse tipo de linha recebe o subtítulo de Linha ‘A’ e Linha ‘B’
Ex: 600-A: T4/T5/ Aleixo/ Centro via Av. Major Gabriel
600-B: T4/T5/ Aleixo/ Centro via Av. Boulevard Álvaro Maia
Colônia Japonesa: Onde é?

Foto: Sandro Franco/Colaborador Na Parada


Muita gente não sabe onde está localizada a Colônia Japonesa – destino final da Linha 430. Na verdade trata-se de um antigo sítio localizado na AM-010. Porém, no bairro Coroado existe outra Colônia Japonesa por onde passam as Linhas 461 e 900, onde na verdade se chama originalmente como Colônia Cachoeira Grande.
Elas existem sim!

Foto: Sandro Franco/Colaborador Na Parada


Existem linhas que demoram tanto que os usuário passam a tê-las como lendas urbanas, são coletivos que operam apenas em horários de pico e contam com poucos carros de viagem. Como é o caso da Linha 900 que foi criada para atender aos trabalhadores da construção civil da área da Avenida das Torres e da 714 que atende a Vila da Felicidade (Mauazinho) e conta com apenas um coletivo e opera apenas em dias úteis.
Estação dentro do Shopping?
Na zona Norte de Manaus um shopping abriga nas dependências um terminal de ônibus, algo mais prático e seguro para os usuários. Linhas 034, 301, 355, 455 e 458.
Ué, voltaram?
E quando as linhas são extintas e voltam de novo com a mesma numeração e outra roupagem? É o caso por exemplo:
Linha 447 antiga Aliança com Deus e hoje Amazonino Mendes
Linha 036 antiga Manôae hoje Santo Agostinho
Linha 408 antiga Nossa Senhora de Fátima e hoje Areal do Mindu
Linha 041 antiga Oswaldo Frota e Hoje Viver Melhor
Linha 541 antiga Adrianópolis e hoje Ouro Verde
Linha 679 antiga Jorge Teixeira e hoje Cidade de Deus
Colaborou, Diego Araújo (Idealizador do Projeto Na Parada Manaus – Guia do Transporte Coletivo)
Diego Araújo, especial para o Portal Amazônia


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960