Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Campo Grande: Motoristas participam de curso sobre direção econômica e defensiva

terça-feira, 29 de junho de 2010


Com o objetivo de promover a atualização profissional dos motoristas que trabalham nas concessionárias de transporte coletivo da Capital, a Assetur deu início a uma série de cursos que aborda conceitos e noções de direção defensiva e econômica. A iniciativa é desenvolvida por meio de aulas teóricas e práticas, ministradas na sede das empresas e que duram, em média, dois meses.

Segundo informou João Rezende Filho, diretor da Assetur, todos os motoristas irão participar dos cursos. “Já concluímos o curso na Viação São Francisco e agora as aulas vêm sendo ministradas na Jaguar Transporte Urbano”, explicou. Os motoristas recebem informações teóricas e práticas a respeito de direção defensiva e econômica.

O responsável pelas aulas é Laércio José Rodrigues, instrutor técnico da Assetur. Ele disse que inicialmente acompanha os motoristas em determinado percurso, ocasião em que colhe informações sobre como esses profissionais dirigem o ônibus. “Os dados coletados, tanto no aspecto positivo quanto negativo, são levados para a sala de aula, onde são discutidos sob o ponto-de-vista técnico, no âmbito do tema que estamos abordando, que é a direção econômica e defensiva”, ressaltou.

Como exemplo do que é aplicado durante o curso, Laércio Rodrigues citou situações como a forma correta de o motorista acionar o pedal da embreagem, além de noções sobre o funcionamento do motor, câmbio e eixo traseiro, dentre outros componentes. “Fazemos isso para que o motorista, ao receber essas noções, saiba como deve proceder para desenvolver a direção econômica, pois cada componente do veículo, se bem utilizado, garante a redução do consumo de combustível e de pneus, entre outros insumos”, explicou.De acordo com Laércio Rodrigues, todos esses princípios relacionados à direção econômica, qu

ando aplicados, “automaticamente se traduzem em direção defensiva, já que ao evitar frenagens bruscas usando o freio do motor ao invés de acionar o pedal do freio, por exemplo, o motorista evita que passageiros percam o equilíbrio e se machuquem”. Além disso, destacou, “a iniciativa contribui com a política das concessionárias de provocar o menor impacto possível no meio-ambiente, pois com a direção econômica reduzimos a emissão de gases e de outros materiais poluentes”.

Fonte: Assetur

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960