Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Greve de ônibus também em Rio Branco

terça-feira, 25 de maio de 2010


Motoristas e cobradores de ônibus iniciaram ontem (24) greve por tempo indeterminado. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Passageiros e Cargas do Estado Acre (Sinttpac), Celina Costa, a principal reivindicação é o fim da intrajornada de trabalho que segundo ela “está acabando com os trabalhadores”. Representantes do Sindicato reivindicam também a reposição de perdas salariais de 30% e refeições.

“Por cinco vezes nos reunimos com os representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Acre (Sindcol) para tentar firmar um acordo e não conseguimos”, relata a presidente.

Na manhã de ontem, no terminal urbano, estudantes do curso de História da Ufac fizeram manifestação contra a paralisação. A população que depende do transporte coletivo para se locomover enfrenta atrasos de até uma hora, pois durante o período da mobilização dos motoristas e cobradores de ônibus estará circulando apenas 30% da frota.

Os usuários que estavam no terminal urbano na manhã de segunda também não pagaram a passagem de ônibus porque os cobradores da tarifa liberaram a entrada ao terminal como forma de protesto.

O debate sobre o intervalo de intrajornada

Os sindicalistas afirmam que a categoria está unida, e a votação é unânime principalmente contra o fim da intrajornada de trabalho. O motorista Clodoaldo Cristiniano, 14 anos de profissão, explica que a intrajornada é muito pesada para o trabalhador.

“Eu saio às 3h da manhã de casa, para iniciar o meu turno às 4h40. O meu intervalo de trabalho é às 7h, que não dá tempo de ir para casa, então, espero em alguma parada final de ônibus sem a menor estrutura, para às 8h começar outro turno que vai até às 14h da tarde”, revela o motorista dizendo que é muito desgastante, além de ficar sem horário para almoçar.

A intrajornada é o intervalo em que os motoristas e cobradores permanecem na parada final de ônibus ou no terminal urbano como forma de repouso e para alimentação, entre uma jornada e outra de trabalho.

Em nota, os representantes do Sindcol, esclarecem que a reivindicação de acabar com o intervalo intrajornada vai de encontro a uma decisão judicial solicitada pela próprio sindicato da categoria, que agora quer pressionar a justiça para anular o que foi decidido. Eles afirmaram que esperam retomar as negociações para que a população não seja prejudicada.

Fonte: A Tribuna

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960