Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Florianópolis: Estudantes pedem preço menor

quinta-feira, 13 de maio de 2010


A Frente Única pelo Transporte Público Floripa, organizada principalmente por estudantes, planeja para hoje, às 17h, uma manifestação contra o aumento das tarifas do transporte coletivo da Capital.

O objetivo é reunir alunos de várias escolas da cidade. A prefeitura diz que os novos preços dos bilhetes não serão alterados.

A Frente Única foi criada em 2009.– Fizemos uma rede forte de contatos desde o ano passado, envolvendo estudantes de diversas escolas, da universidade federal e estadual, da União Catarinense dos Estudantes, do Movimento Passe Livre, de partidos políticos, entidades de bairros e usuários independentes. Ao sabermos do aumento, nos reunimos e marcamos os protestos – disse Diógenes Moura, um dos coordenadores do Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Professor vê insatisfação coletiva com o transporte

De acordo com Moura, o primeiro objetivo é impedir o aumento das passagens. Depois, o grupo quer discutir um novo modelo de transporte público na Capital.

O aumento foi concedido no domingo, depois do reajuste salarial concedido aos trabalhadores que, desta vez, não fizeram greves.Se os estudantes conseguirem repetir os protestos vistos em 2004 e 2005, conhecidos como Revolta das Catracas, os moradores de Florianópolis devem sentir os efeitos. Na época, diversas ruas da cidade foram fechadas e houve uma série de confrontos com a Polícia Militar.

Para o professor Marcelo Pomar, fundador do Movimento Passe Livre, mas que hoje não participa mais do movimento estudantil, há uma insatisfação crescente com o transporte coletivo da Capital.– Não sei se os protestos terão a mesma intensidade, mas há uma sensação parecida de insatisfação pela população, o que dá legitimidade para o movimento. Na época, lembro de passarmos pela Avenida Mauro Ramos e vermos as pessoas acendendo a apagando as luzes e jogando papel picado – diz.

É claro que muita gente não gostou das manifestações. O vice-prefeito, João Batista Nunes, espera que os protestos de hoje sejam pacíficos, sem obstrução das ruas.

– Vamos montar estratégias para não punir a população que precisa dos ônibus. Toda manifestação, se for ordeira, tem o meu apoio – garantiu João Batista, que emendou:– Não existe a possibilidade de barrar este aumento.

Fonte: Diário Catarinense

1 comentários:

Anônimo disse...

Ei amizade, esta foto ai é de Blumenau ;)

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960